Cariri. A Universidade Federal do Cariri e a Fundação Otília Correia Saraiva celebraram o convênio técnico firmado em solenidade no Hospital do Coração, na cidade de Barbalha.
Com o convênio, que tem vigência até 2020, estudantes do curso de Medicina da UFCA podem realizar o estágio supervisionado na especialidade cardiologia no Hospital do Coração, órgão pertencente à fundação. De acordo com o diretor da Faculdade de Medicina, Claudio Gleidiston Lima da Silva, a parceria técnica atenderá uma média mensal de 10 estudantes da graduação, pós-graduação e internato.
Na solenidade, o vice-reitor da UFCA, Ricardo Ness,  lembrou a importância do curso de Medicina da UFCA ao longo dos 15 anos de existência. Ressaltou a complexidade do ensino médico, a recém-criação de mestrado na área da Medicina e as principais contribuições almejadas com a oficialização do convênio: “Uma das prioridades observadas, desde quando era diretor do então campus da UFC, era a importância dos convênios com os hospitais. Sem eles, não conseguimos ter um ensino médico de qualidade”, afirmou.
O coordenador do curso de Medicina, João Ananias Machado Filho, avaliou positivamente a parceria técnica, sendo uma “relação biunívoca: fundação e o curso de Medicina, uma vez que o crescimento é concomitante. Para a fundação, esperam-se ganhos em termos de atendimento. Para os estudantes, haverá o crescimento cognitivo, a relação entre os pacientes. Mas quem vai ganhar é a população como um todo, o Cariri como um todo com o padrão de conhecimento vivenciado. Que este modelo seja referência para o Brasil”, declara.
O diretor do Hospital do Coração, João Correia Saraiva, reforçou o histórico de ações para garantir o convênio, realizadas com a Faculdade de Medicina (FAMED) e a Diretoria de Articulação e Relações Institucionais com a Comunidade (DIARI): “Foram várias reuniões, muitos encontros para que chegássemos a um denominador comum. É uma parceria de mão dupla: a universidade e nossos hospitais. Estamos aqui de portas abertas para que realizemos um trabalho profícuo para a região. É um prazer tê-los com a gente”, disse.
O convênio foi assinado pelo vice-reitor da UFCA, Ricardo Ness, pelo diretor do Hospital do Coração, João Correia Saraiva, sendo testemunhas o coordenador do curso de Medicina, João Ananias Machado Filho e pelo presidente da Fundação, José Correia Saraiva. Os estudantes Marcos Antonio Vieira de Souza Junior e Vangleison Diniz Morais, representantes do Centro Acadêmico Dr. Leão Sampaio (CALS) também estiveram presentes ao evento.
O extrato de convênio foi publicado no Diário Oficial da União, na edição do dia 31 de março.                (Assessoria de Comunicação)

Post a Comment