Os amigos e familiares aguardavam o momento com muita ansiedade. FOTOS: Elizangela Santos
Com direito a cerimônia religiosa num lugar inusitado, recepção e uma preparação com equipes de maquiadores e vestidos a caráter, veio a realização de um sonho e um estado de emoção coletiva. Após dois meses no Hospital Regional do Cariri (HRC), acometida de um câncer no útero, a paciente Sandra Raquel Nogueira, de 36 anos, decidiu casar no religioso com o marido Sérgio Pereira. Mesmo depois de 18 anos de união, com três filhos, o casal viu que essa era a ocasião ideal para concretizar o desejo.
Os amigos e familiares aguardavam o momento com muita ansiedade. Desde cedo, todos estavam num espaço improvisado do hospital, além dos funcionários, médicos e enfermeiros, que buscavam as janelas no andar superior, para ter a oportunidade de acompanhar um pouco do momento único que ocorria no local.
A celebração religiosa, que normalmente acontece apenas nas igrejas, dessa vez ocorreu no local inesperado, para o padre Joaquim Ivo Alves dos Santos, que veio de Missão Velha exclusivamente para realizar a cerimônia. Antes, ele confessou os noivos e não escondeu a emoção de poder realizar, nos mesmos ritos da igreja, o momento raro.

Emoção coletiva
Sandra segurou as lágrimas. Antes mesmo de entrar para o casamento, passou por uma equipe de maquiadoras e deu entrevista coletiva aos repórteres que disputavam espaço para falar com ela, momento em que falou sobre a realização de um sonho. “Mas não vou chorar, porque esse é um momento de alegria”, disse. Ela agradeceu a todas as pessoas que contribuíram. “Foram anos pensando nesse momento, mas com pouco dinheiro e muita coisa para fazer, o sonho sempre era adiado. Agora, vou casar com o Sérgio e ter a certeza de que Deus está nos abençoando”, afirmou.
Desde as roupas, alianças, até a organização do local, todo decorado com flores, até a recepção, houve a solidariedade da equipe do hospital ao apoio logístico de empresas do segmento de Juazeiro do Norte e amigos. A paciente, antes mesmo dos momentos de forte emoção, passou por acompanhamento psicológico, assistente social e todo o corpo médico que vem realizando o seu tratamento.
Acompanhamentos paliativos
A médica Patrícia Mauriz, que atua na área de cuidados paliativos, afirma que a atenção que vem sendo dada a paciente visa principalmente a qualidade de vida, para que viva até o último momento sem sintomas de dor ou cansaço. “Esse é um dos princípios para esses cuidados paliativos, e especificamente no momento do casamento Sandra estava sendo medicada, para que pudesse vivenciar o seu sonho sem o desconforto da dor”, diz. Uma equipe se mobilizou para isso, além da preparação da própria família.
Sérgio não escondia a emoção de poder estar vivenciando um sonho do casal, que há mais de um ano se encontra em tratamento. “Graças a Deus ela está firme e forte e nunca perdeu a fé em Deus e está sabendo o que está acontecendo com ela”, afirma. Ele agradece a todas as pessoas que contribuíram. “Nunca pensei num casamento desse e nem de estar vestido dessa forma”, diz ele.
Sérgio afirma que mesmo nesse momento de sofrimento, é necessário, acima de tudo, ter fé. Desde o mês passado que ambos decidiram casar. A filha mais velha do casal, Mirelly Nogueira, ressalta que esse é um momento de muita emoção para a sua família e está muito feliz. Ela e os dois irmãos participaram de momento emocionantes da cerimônia quando conduziram a mãe até o altar, o buquê, alianças e a imagem de Nossa Senhora de Fátima, entregue a Sandra, levando a maior parte dos presentes às lágrimas de emoção.
Determinada, sempre buscou no trabalho como manicure e diarista para criar os filhos com o marido. A partir desse momento do casamento, ela disse que continuará lutando pela sua saúde, e o marido, para manter a casa e educar os filhos.         (Blog Diário Cariri)             Principal

Post a Comment