A Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a Fundação Roberto Marinho firmaram convênio para a produção de conteúdos educacionais com o Canal Futura. Serão realizadas programações jornalísticas com foco na riqueza cultural do Cariri a serem exibidas em rede nacional. A parceria compartilhará conhecimentos sobre tecnologias e metodologias no âmbito da mídia e seus processos. O convênio tem  duração de três anos.
 
Segundo o professor de Jornalismo da UFCA, Paulo Cajazeira, a parceria surgiu a partir de uma visita que fez ao Canal Futura, no Rio de Janeiro, através da Rede de Pesquisadores de Telejornalismo, grupo de pesquisas da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Jornalismo (SBPJor) e Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). “Na ocasião, a gerente da Futura, Lúcia Araújo, exibiu o projeto ‘Universidade Parceira’, voltado à produção de reportagens e treinamentos de estudantes de Jornalismo do Canal Futura. Uma parceria que acreditei vir para o Cariri”.
 
A partir desse primeiro contato, Paulo Cajazeira propôs à gestão da UFCA a parceria com a Fundação Roberto Marinho. O convênio foi publicado no Diário Oficial do dia 31 de março de 2016.
 
A UFCA trabalhará em rede com as demais universidades parceiras do Canal Futura. “O curso de Jornalismo produzirá uma reportagem ou documentário por semestre que será veiculado em rede nacional”, diz o professor Paulo. Ele informou ainda que será criada a “Sala Futura” com o apoio de material pedagógico e didático para as produções do canal. “Um espaço aberto também para a comunidade caririense”, afirma.
 
O professor Paulo Cajazeira assinala que os estudantes produzirão para os telejornais laboratórios e poderão, a cada semestre, participar de treinamento no Canal Futura com despesas custeadas pela Fundação Roberto Marinho. “Essa parceria dará uma visibilidade para nossas produções em nível nacional e o reconhecimento da região do Cariri”.          (Assessoria de Comunicação)

Post a Comment