Header Ads

Trecho da Transnordestina que passa por Acopiara recebe licença prévia da Semace

Essa licença, que não autoriza o início das obras,
tem validade por três anos. FOTO: Elizangela Santos
O trecho da Ferrovia Transnordestina, que passará ao lado da sede do município de Acopiara, localizado a 345 km de Fortaleza, recebeu nesta semana da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) a licença prévia. O documento possui validade de três anos e atesta a viabilidade ambiental e locacional do projeto. A malha ferroviária em questão corresponde ao percurso entre os km 162 e 170 do Trecho 5 da ferrovia, que ligará Missão Velha ao Porto do Pecém.

Essa licença não autoriza o início das obras. Com oito quilômetros de extensão, essa variante desviará a ferrovia da área urbana, não afetando diretamente zonas habitadas. A menor distância entre o traçado e residências do perímetro urbano é de, aproximadamente, 550 metros. Não haverá interferência em unidades de conservação e terras indígenas.

A Transnordestina possui mais quatro trechos: 1 – Eliseu Martins (PI) a Trindade (PE), 2 – Trindade (PE) a Salgueiro (PE), 3 – Salgueiro (PE) ao Porto de Suape (PE) e 4 – Salgueiro (PE) a Missão Velha (CE). O quinto e último trecho da ferrovia fica todo dentro do Ceará, iniciando em Missão Velha e indo até São Gonçalo do Amarante (Porto de Pecém), atravessando ao todo22 municípios cearenses.                  (Diário do Nordeste)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.