Política. O último debate entre os candidatos ao cargo de prefeito de Juazeiro do Norte antes do primeiro turno das eleições deste ano foi realizado pela TV Verdes Mares na noite desta quinta-feira (29). Os cinco candidatos com reprentação na Câmara Federal acima de nove parlamentares participaram do debate. O jornalista da TV Verdes Mares, Paulo Henrique Rodrigues, foi o mediador. Durante o debate, foram feitos questionamentos e apresentadas propostas sobre temas variados. Entre eles: guarda municipal, limpeza pública moradia popular, educação, transporte público, entre outros temas.
Arnon Bezerra (PTB), Flávia Soares (PRB), Francisco Fabiano (PSB) e Gilmar Bender (PDT), Normando Sóracles (PSDB) participaram do debate.
As regras foram definidas em acordo com representantes de partidos políticos e a ordem dos candidatos ao governo foi determinada em sorteio antes do debate.
O debate foi dividido em quatro blocos. O primeiro e o terceiro foram de tema determinado por sorteio realizado ao vivo. O segundo e o quarto blocos foram de tema livre. Cada candidato fez uma pergunta por rodada. A partir do segundo bloco, um candidato pôde ser escolhido para responder até duas vezes. Na sequência, os candidatos tiveram um minuto de considerações finais.
Temas como geração de emprego e renda e indústria na região foram os mais lembrados pelo candidatos.
A candidata Flávia Soares afirmou que vai investir na reestruturação do parque industrial da cidade. “A questão de investimento é indispensável, pois o povo tem muita demanda. Precisamos investimento no parque industrial, precisamos trazer indústrias para que a população possa ter emprego”, disse.
Arnon Bezerra afirmou que vai investir nos pequenos empreendedores. “Projeto para ambulantes, vamos usar espaços esquecidos, como o Centro de Apoio ao Romeiro. Nós podemos dar vida ao Centro, mas precisamos conversar com eles (ambulantes) para sabermos o que eles precisam”, explicou.
Normando Sóracles afirmou vai deve estimular pequenas indústrias. “Temos que reestruturar nossas indústria de fundo de quintal. Nós vamos trazer tecnologia de todo o Brasil para ensinar aos pequenos como trabalhar”, disse.
Concursos públicos também foi levantado durante o debate. Francisco Fabiano disse que será necessário fazer, antes, “um diagnóstico da saúde financeira da cidade para sabermos aonde vamos ir. Não podemos nos aproveitar do momento eleitoral para fazer apenas promessas de novos concursos”, afirmou.
Gilmar Bender disse que vai criar uma “secretaria da Indústria e Comércio, com foco em programas de geração de emprego e renda para novos empreendedores de Juazeiro. Vamos continuar trazendo, cada vez mais, geração, além de estimular e fomentar os pequenos empreendedores.
Considerações finais
Flávia Soares foi a primeira a utilizar o minutos disponível para as considerações. “Momento importante onde vocês vão votar na pessoa que vai administrar junto com a câmara de vereadores durante quatro anos. Qual é o gesto que você quer representante? Meu propósito é trabalhar para você”.
Normando Sóracles falou sobre a forma que ele desenvolveu sua campanha. “A hipocrisia é um câncer em nossa sociedade, quantas vezes sou criticado pelo meu jeito de falar e de pedir votos. Essa é minha única arma. A nossa candidatura é única.”, disse.
Arnon Bezerra expôs sua experiência na vida pública. “Me preparei pois já servi a todos os prefeitos, trouxe recursos para todos, conheço Fortaleza, conheço Brasília. Sei onde estão os recursos, os investimentos necessários, valorizando o cidadão.”, afirmou.
Francisco Fabiano convocou a sociedade para combater a corrupção. “Eu peço ajuda da população que precisa de mudança. Vamos combater a corrupção começando de amanhã até domingo contra a compra de votos. A corrupção mata e escraviza”.
Gilmar Bender falou sobre sua trajetória na cidade. “Vim para essa terra para fazer isso, pra cuidar do povo daqui, para trazer emprego e renda e vou continuar fazendo isso sim. Vocês todos sabem que Juazeiro só cresceu pois eu trouxe equipamentos para aqui”.            (G1 CE)

Post a Comment