Header Ads

Secretário garante abastecimento de água no Estado até abril de 2017

Açude Castanhão está em
situação crítica. FOTO: Camila de Almeida
O secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, afirma estar surtindo efeito o plano de segurança hídrica desenvolvido pelo Governo para garantir o abastecimento de água no Estado. Por isso, ele garante, o Ceará está cumprindo as metas que garantem reservas suficientes até meados de abril de 2017. O Estado, então, fica esperando as precipitações da próxima quadra chuvosa para evitar "medidas mais drásticas", como o racionamento.
Francisco Teixeira credita o resultado a obras realizadas pelo Governo do Estado, como o sistema de reuso de águas das Águas de Lavagem de Filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA) Gavião, que economiza, diz, 300 litros por segundo. Ele também destaca que o Estado consume, em dados de agosto último, 11% a menos de água se comparado com 2014. Segundo ele, reflexo do plano de contingência adotado pela pasta, que já economizou, só na unidade familiar, 8% com a tarifa extra. A contingência na distribuição da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) também influenciou na economia, afirma.
O secretário também destaca já ter sido acionado a estação de bombeamento emergencial de água do Rio Pacoti para o riacho Gavião. Ele ainda estima para até 15 de outubro próximo a inauguração do sistema de captação de água no açude Maranguapinho, onde se espera reaproveitar cerca de 200 litros por segundo. "Estamos trabalhando no sentido de não precisar de racionamento", diz.
As declarações foram concedidas ao Blog do Eliomar, na manhã desta quarta-feira, 28, no Aeroporto Internacional Pinto Martins. O secretário embarcava para Brasília (DF), onde tem reuniões durante todo o dia na Agência Nacional de Águas (ANA). Pela manhã, ele debate com a diretoria da ANA a situação hídrica do Nordeste. Mais tarde, será debatido o modelo de gestão de recursos hídricos no País, com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).      (O Povo)
Principal

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.