Juazeiro do Norte. O artista plástico, cantor e compositor CA CAU tem como fio condutor de todos os seus trabalhos a poesia, sempre valorizando a inovação e a criatividade. Nas artes plásticas, teve destaque com as exposições O MISTERIO EM TEMPO E POESIAS, que ficou em cartaz no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, no Metrô Ipanema, no Rio de Janeiro, e no Centro Cultural Dragão do Mar, no Ceará – sendo visitada por mais de 55 mil pessoas. Com o S.O.S SÓS, esteve em Portugal, Itália e Ceará. As duas tem em comum o fato de promoverem a total acessibilidade do público.
Com instalações executadas em diversos locais como, o PROJETO ART é uma intervenção artística que transforma espaços físicos, rompendo sua rigidez. É o despertar de uma experiência sensorial, provocando a humanização dos ambientes corporativos e o desenvolvimento de novas perspectivas. Com o objetivo de ser, estar, sentir e observar o complexo processo de interpretação da realidade, CA CAU estimula a integração da comunidade consigo mesma e junto ao mundo dentro de uma nova experiência.

“DIVINA ESTÂNCIA POÉTICA DA CRIAÇÃO”
Muito mais do que uma instalação artística, CA CAU nos convida para uma reflexão sobre a origem da Criação, a construção do ser humano e a busca pelo conhecimento. Utilizando diversas referências como a filosofia, a Natureza e a literatura, o artista cria a imersão do visitante nesse universo encantado.
Os elementos que compõem a exposição vão do erudito ao popular, pontuando a identidade única desse projeto. A Sequência de Fibonacci construída em um painel cinético simboliza o movimento do que está em expansão, fazendo uma alusão ao Universo e à nossa Criação primordial. Sendo um misterioso padrão matemático da natureza, os termos da sequência compõem a chamada “medida de ouro” – muito usada na arte, principalmente por Leonardo Da Vinci.
Considerando o fato de que Juazeiro do Norte é o caldeirão cultural do Brasil, a exposição faz também um diálogo com a cultura popular. O Pavão Misterioso (referência ao folheto “Romance do Pavão Misterioso” da literatura de cordel) remete à busca do conhecimento que está dentro de cada um. É um grande pássaro mecânico criado por nós para alcançarmos os nossos sonhos. Mais do que uma simples máquina, o Pavão Misterioso é em si o pássaro dourado da Iluminação, que nos faz olhar o mundo acima. Por isso há a provocação poética ao visitante que, ao entrar e ver o pássaro, precisa olhar para cima.
A expressão do olhar artístico está no conceito das Tríades. O número 3 é um número com diversas simbologias místicas, é a partir dele que se dá a sustentação de qualquer estrutura – de uma simples cadeira à construção do ser humano. Além das três cores primárias (azul, vermelho e amarelo) das fortes texturas em três obras e em três salas, as referências de Tríades são as mais diversas: “coração, cérebro e coragem” do O Mágico de Oz, “corpo, mente e alma “, “o pai, o filho e o espírito santo”, “presente, passado e futuro”, “ser, essência e conceito”, “arte, filosofia e ciência” e tantas outras.
A cada passo e a cada toque da instalação é um despertar. É uma janela que nos traz conhecimento. Andamos no espiral do caminho dourado, renascemos na metamorfose das borboletas, somos tocados ao receber flores de mãos anônimas, nos unimos para a construção do ideal com as formigas, nos humanizamos com a alteridade e o amor ao próximo. É descobrir que cada um possui sua busca interna, mas que só juntos é que podemos voar. Afinal, a generosidade é o verdadeiro caminho da prosperidade.          (Diário Cariri)
SERVIÇOS
Local: WIZARD – Cariri Garden Shopping (Piso L1 – 47): Av. Padre Cícero, 2555 – Triângulo, Juazeiro do Norte – CE
Data: 22 de outubro/2016
Horário: 18h00
CA CAU fará um pocket show exclusivo para o lançamento do evento, tocando algumas músicas do seu 8º disco “IN VER S.O.S” (lançado em 2015). Um de seus grandes sucessos atuais é a música “Olho a Olho”, bastante tocada nas rádios de São Paulo. 

Post a Comment