Header Ads

Barbalha sem representação feminina na Câmara de Vereadores

Política. Em Barbalha, nenhuma mulher conseguiu se eleger vereadora no último pleito em 3 de outubro. A cidade, é única no triângulo Crajubar, que não terá representação feminina na Câmara nos próximos quatro anos. Pela primeira vez em quase 30 anos, todas as 15 cadeiras no legislativo municipal serão ocupadas por homens.

No mandato atual, apenas uma mulher ocupa vaga no legislativo: a vereadora Cícera Show (PRB), que não disputou as últimas eleições. Em 3 de outubro, a candidata Rosa de Fernandes (PSDB), foi a 25ª no geral e a que mais se destacou entre as mulheres. Entretanto, a tucana que recebeu 572 votos não conseguiu, pelo menos, uma primeira suplência.

Em 170 anos de emancipação política, Barbalha já chegou a ter três mulheres em um mandato. Em sua história, uma mulher assumiu a presidência da Câmara Municipal, a professora Valdênia Cruz.

A lei eleitoral que determina uma cota mínima de 30% de mulheres nas coligações, não surtiu efeito em Barbalha. Segundo o radialista Josélio Araújo, da FM Padre Cícero, algumas candidatas não conseguiram, sequer, o apoio de familiares.            (Site Miséria)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.