Política. Os resultados das eleições municipais no triângulo Crajubar impuseram uma dura derrota ao governador Camilo Santana em Barbalha, com a vitória de Argemiro Sampaio (PSDB) sobre Fernando Santana (PT). Entretanto, a derrota deve ser superada pelos expressivos resultados em Crato, com a eleição de Zé Ailton Brasil (PP) sobre Samuel Araripe (PSDB), e Juazeiro do Norte, com a vitória de Arnon Bezerra (PTB) diante de Gilmar Bender (PDT).

Com uma maioria de apenas 172 votos, o candidato tucano, que obteve 16.570 ou 49,44% dos votos, interrompeu uma sucessão de dois mandatos petistas, com eleição e reeleição do prefeito Zé Leite. Fernando Santana, homem forte do governo Camilo Santana, teve 16.392 ou 48,91% dos votos, impondo a mais dura derrota do governador no seu berço político. O candidato do PPS, Expedito Júnior, teve 556 votos ou 1,66% dos votos, o que interferiu significativamente no resultado final.

No Crato, a vitória de Zé Ailton Brasil impôs uma derrota ao ex-prefeito Samuel Araripe. Dias antes, o Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) apontava empate rigoroso na disputa entre eles dois, que apareciam com 41% das intenções de votos cada um.

Apesar do confronto acirrado, as urnas revelaram uma folga de 13.097 votos para Zé Ailton, que obteve 37.740 (58,78%) dos votos validos. Samuel Araripe ficou com 24.643 (38,38%) dos votos, seguido de Cacá Araújo (PCdoB), com 1.819 (2,83%) votos. O outro candidato cratense, Valberto do Serrano (PTdoB), acabou desistindo e não teve os votos computados. Dias antes do pleito, Valberto declarou apoio a Zé Ailton.

Em Juazeiro do Norte, a disputa também surpreendeu pela diferença final dos votos. Os candidatos Arnon Bezerra (PTB) e Gilmar Bender (PT) apareceram empatados tecnicamente na última pesquisa Ibope. Bender tinha 34% das intenções de votos e Arnon apareceu com 33%. Após a finalização da apuração, Arnon foi eleito com uma diferença de 11.217 votos.

Arnon teve 55.538 ou 42,72% dos votos, contra 44.321 ou 34,09% de Gilmar Bender. Em terceiro lugar ficou o candidato tucano Normando Sóracles, com 13.157 (10,12%), seguido de Francisco Fabiano (PSB), com 9.084 (6,99%), Demontieux Fernandes (PSOL), com 4.013 votos (3,09%), Flávia Soares (PRB), com 2.864 (2,20%), e Helaine Mendonça (PMB), com 1.017 votos (0,78%). O prefeito Raimundo Macedo (PMDB) desistiu da disputa à reeleição.

Apesar das tensões pré-eleitorais nas três maiores cidades do Cariri, a Justiça Eleitoral avaliou o pleito como tranquilo e dentro da normalidade. O juiz eleitoral da 28ª Zona Eleitoral de Juazeiro do Norte, Miguel Feitosa Cardoso, disse que o dia da eleição foi tranquilo como a Justiça esperava.  



Quem são os eleitos


José Ailton Brasil é nascido em Crato, no dia 2 de fevereiro de 1965. É casado, tem três filhos e faz parte de uma das famílias mais conhecidas do Crato. É formado em Administração de Empresas e funcionário público concursado da SEFAZ. Atualmente exerce o cargo de deputado estadual. Nas eleições de 2016 foi eleito prefeito pelo Partido Progressista (PP), na coligação “Por um tempo novo com a força do povo”, com os partidos PEN, PT, PMN, PDT, PSD, PPL, PHS, PRTB, PSL, PTB e PSC.

Argemiro Sampaio Neto é nascido em Barbalha, no dia 3 de agosto de 1981. É casado, tem uma filha, e faz parte de uma família tradicional de Barbalha. Argemiro é formado em Engenharia de Produção pela URCA. Nunca exerceu cargo eletivo, mas foi concursado no município e, hoje, é empresário, prestando consultoria a administrações públicas trabalha como professor de tecnologia. Nas eleições deste ano, Argemiro foi eleito prefeito pelo PSDB, na coligação “Muda Barbaha”, com a aliança PR, PMDB, PT do B, PEN, PV e SD.

José Arnon Bezerra é nascido em Crato, no dia 13 de agosto de 1951. É casado, tem quatro filhos e faz parte da mais tradicional família de Juazeiro do Norte. Arnon é formado em medicina, pós-graduado, mas dedicou sua vida a política. Foi deputado estadual por um mandato e está no seu sexto mandato de deputado federal. Foi eleito prefeita, na terceira tentativa, pelo PTB, na coligação “Juazeiro precisa, Juazeiro Merece”, com a aliança PRP, PRTB, PP, PHS, PSD e PROS.       (Jornal do Cariri)                        Principal

Post a Comment