O rosto do porquinho era totalmente desfigurado.
FOTO: Enviada pelos donos do animal
Um fato inusitado aconteceu nesta quarta-feira (26/10) nas Casas Populares, no município de Abaraira-CE, por lá nasceu um porco com caraterísticas parecidas com elefante. O “porquinho mutante” nasceu morto, com uma espécie de tromba e  orelhas parecidas com as de um elefante.
Segundo a ciência, os porcos não são da mesma espécie dos elefantes, pois os dois pertencem a espécies diferentes, enquanto os elefantes são da espécie dos paquidermes (animais de pele grossa) os porcos são mamíferos bunodonte não-ruminante, da família Suidae. Entre as duas espécies, as maiores semelhanças são a tromba e a pele. Então,  é muito provável que o caso do “porquinho mutante” de Abaiara seja apenas um caso de anomalia genética.
Provocadores mais comuns das anomalias, os fatores genéticos são responsáveis por cerca de 1/3 do total de defeitos congênitos, e ainda 85% das anomalias mais conhecidas (Síndrome de Turner, Trissomia dos Autossomas 21, 18 e 13, Trissomia dos Cromossomos Sexuais, Tetrassomia, Pentassomia, etc). Os problemas podem começar ainda muito cedo, em zigotos com menos de 5 dias por exemplo. Um estudo in vitro mais detalhado sobre o assunto constatou que mais de 60% dos zigotos que completaram dois dias de divisão celular eram anormais. E o caminho da maioria deles já era quase certo: o aborto espontâneo.
Em Abaiara, os munícipes ficaram alguns surpresos e outros  assustados com o fenômeno, mas basta uma breve busca na internet para encontrarmos diversos animais  com anomalias,inclusive, que sobreviveram.            (Portal Okariri)
Cariri Principal

Post a Comment