Produtores do campo e da cidade participam
do evento.FOTO: Ronuery Rodrigues
O município de Crato sedia desde última sexta-feira (7) no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, a EXPOFAM-  Exposição dos produtos de base da Economia Solidária; a atividade termina neste domingo (9) com apresentação de show musical.

O evento surgiu através do Sintroec (Sindicato dos Trabalhadores Orgânicos e ecológicos do Cariri) com o intuito de organizar os trabalhadores que possuem empreendimentos com viés na economia solidária, ou seja produzem e comercializam seus produtos nas próprias comunidades, sem a presença de atravessadores.

Segundo um dos organizadores da feira, Expedito Guedes, a Expofam que chega a sua 10ª edição tem crescido nos últimos anos: “ A Expofam vem crescendo com uma visão de futuro, de vida, uma economia que inclui e não exclui, esse é o objetivo da Expofam”, pontuou.

A exposição que acontece sempre no mês de outubro é planejada pelo sindicato com o apoio de outras entidades da Região do Cariri e possui em sua programação além da comercialização de produtos da economia solidária, oficinas e apresentações culturais.Ainda de acordo com Expedito Guedes, a Expofam   busca unir campo e cidade que possuem uma relação de produção e comercialização sem exploração do consumidor. Entre os produtos encontrados na feira estão o artesanato e produtos orgânicos, como as sementes crioulas. Expositores de bairros e comunidades de Crato, além de outros do município de Jardim participaram da feira.

AvaliaçãoDe acordo com a organização do evento, se comparado a Expofam do ano passado, a feira registrou um aumento considerável em relação ao público que visitou a feira. Quanto ao número de expositores, está dentro do esperado, pouco mais de vinte haja vista a dificuldade enfrentadas pelos produtores para o transporte dos seus produtos para o local de realização do evento.

Segundo Expedito Guedes, uma outra atividade a experiência de criação de animais pelos pequenos produtores deixou de ser realizada por conta da burocracia. No entanto esse é o desejo dos pequenos produtores, exporem suas criações nas próximas edições da feira.        (Site Miséria)

Cariri

Post a Comment