Antônia, com o filho e o marido, logo após a cirurgia.
FOTO: arquivo pessoal
O campus de Juazeiro do Norte, em parceria com a Reitoria do Instituto Federal do Ceará (IFCE), está realizando uma ação solidária, com o objetivo de arrecadar fundos para o tratamento de uma aluna do curso técnico em Mecânica do campus. A estudante Antônia Oliveira Ferreira Silva foi submetida a uma cirurgia de urgência no valor de R$ 17,5 mil e a família pede ajuda para quitara dívida, juntamente com as despesas extras.
Antônia Oliveira Ferreira Silva,estava grávida do primeiro filho, quando começou a ter fortes convulsões e foi levada ao hospital pelo marido, o aluno do mesmo curso, Rafael Pereira da Silva. Lá, ela foi submetida a exames e foi constatado um tumor no cérebro. Ela precisou fazer uma cirurgia de emergência. Os médicos conseguiram realizar o parto e o bebê passa bem, assim como Antônia que está com quadro de saúde estável, mas a família precisa de ajuda.
Como os familiares não tinham o valor de R$ 17,5 mil para pagar, realizou várias atividades para tentar arrecadar o valor. Entre rifas e doações, um amigo se sensibilizou e emprestou o dinheiro para pagar a cirurgia. Porém, o pagamento deve ser feito até o dia 30 deste mês. Sensibilizado com a causa, o IFCE usou as redes sociais para lançar uma campanha para arrecadar doações e ajudar nas despesas da família.
Diagnóstico
“Ela estava grávida de 25 semanas quando sofreu uma convulsão. Levamos pro hospital mas os médicos acharam que era uma pré-eclâpsia. Depois teve uma crise convulsiva forte e demorada, fez os exames e constataram que não era pré-eclapsia, e sim na cabeça”, explica a irmã de Antônia.
Depois disto, foi realizado o parto e uma tomografia a diagnosticou com um tumor na região esquerda do crânio. O neurologista afirmou que a cirurgia deveria ser feita com urgência pois o tumor era expansivo. Foi quando a família começou a buscar ajuda. A cirurgia foi realizada em duas semanas devido a ajuda de um amigo da família, com o empréstimo do valor necessário.
“Foi um momento de muita união. Essa pessoa emprestou sem cobrar juros, mas precisamos pagar até o dia 30 dese mês. Recebemos a doação de um terreno e fizemos várias cartelas de rifas para arrecadar dinheiro. Bicicleta, ventilador, ferro elétrico e microondas também. Estamos tentando vender mais cartelas, mas toda ajuda é bem vinda”, pede Enedina de Oliveira. 
Doações
Para completar o valor da cirurgia e pagar despesas futuras, a família continua recebendo doações através de uma conta bancária. As doações podem ser feitas por depósito e/ou transferência bancária na conta do esposo de Antônia.
“Foi tudo muito rápido, a família está completamente abalada. Esperávamos que o resultado da biópsia não fosse maligno, mas infelizmente foi. Uma notícia muito forte, aconteceu muita coisa em menos de 30 dias”, comenta Enedina de Oliveira, irmã de Antônia. A estudante está se recuperando da cirurgia e em breve vai começar o tratamento com quimioterapia e radioterapia.
“Conseguimos uma parte do valor emprestado mas precisamos de doações para quitar o restante e fazer o pagamento, que o prazo é dia 30. Mas além de quitar, precisamos também de doações para a próxima fase, porque como ela vai fazer quimio e radioterapia, os medicamentos fazem parte do tratamento”, explica Enedina de Oliveira.
“Ela trabalha com festas e ele [esposo] está desempregado. Ela teve que parar tudo, é uma novidade, ainda não conseguimos colocar os pés no chão. Mas creio que vai dar certo”, espera, Enedina.
Serviço
As doações podem ser feitas por depósito e/ou transferência bancária na conta do esposo de Antonia.
Favorecido: Rafael Pereira da Silva
Banco do Brasil
Agência: 1024-3
Conta Poupança: 25942-X
Variação: 51                        (Tribuna do Ceará)
Cariri

Post a Comment