Um projeto inédito de estudo sobre equinos está sendo desenvolvido no IFCE campus Crato. Pensada pelo professor do curso de Zootecnia Kael Rocha, a Doma Natural ao Desmame é um projeto do grupo de estudos Zooequinos e conta com a participação de oito estudantes. O método, que tem raízes em outros tipos de doma e na reflexão sobre como melhorá-las, busca criar um vínculo real e duradouro entre o ser humano e o cavalo.
Professor e criador de cavalos, Rocha explica que a doma ainda é, em muitos casos, feita por meio da submissão. “Os cavalos na natureza sempre foram presas, então ele tem aquele instinto de defesa, sempre está em alerta. Quando a gente vem pro mundo moderno, na criação de cavalos existe a questão da doma, na qual tradicionalmente as pessoas laçam os cavalos, montam neles com esporas, e assim domam o cavalo, por submissão.”
O Instituto
Para o professor Kael, a Doma Natural ao Desmame é uma relação principalmente de amizade, na qual ambas as partes só têm a ganhar. “A importância de se desenvolver um projeto assim no instituto é imensa. O aluno aprende a respeitar e a não agredir os animais. Quando ele coloca o cavalo no redondel, ele é obrigado a dar um manejo de qualidade ao animal. Ele aprende que tem de dar bem-estar ao animal para que consiga conquistá-lo: se o animal tiver ambiência, que é carinho, boa alimentação e água, além de respeito, ele se desenvolve bem e sem traumas, consequentemente produzindo muito mais.”
Thais Siqueira, estudante de Zootecnia, fala sobre a experiência de participar desse projeto de doma: “Ainda não temos o setor de equino aqui no instituto e ter contato com essa potra simboliza o início do estudo da equinocultura para nós, graduandos. Posso acompanhar o desenvolvimento dela e cada novo comportamento, colocando em prática tudo o que vi em teoria em relação à morfologia e fisiologia dos equinos. Imagino ela como um bebê que aos poucos se tornou adolescente e tem sua vida adulta em iminência”, diz Thais. Para ela, o IFCE Crato pode vir a ser visto como um centro de pesquisa pioneiro em manejo e doma de potros ao desmame, já que o projeto está sendo bem-sucedido.
A potra, batizada de Cristal Joy, já reage bem ao contato humano. São quase 70 dias de experimento, e o animal se sente cada vez mais seguro, percebendo que os humanos não são uma ameaça.
Projeto
A nível experimental, foi construído um redondel – espaço circular cercado com estacas de madeira e arame liso – de 4 metros de largura, e nele foi colocada a potra que havia sido recém-desmamada e nunca havia tido contato com pessoas. Ela tem água e alimento à disposição e contato com cavalos que ficam fora do redondel, para que o estranhamento ao novo ambiente não seja tão grande. Aos poucos, os estudantes entram no redondel e oferecem capim verde e coisas doces, agrados para a potra; e vão se aproximando sem métodos de violência (cabresto, laço ou corda) para mostrar que o ser humano é amigo. O essencial nesse método é obter a confiança do cavalo. O professor Kael diz que existe uma conquista, e não uma doma em si. “Aos poucos o próprio animal vai diminuindo a distância, a medida que o laço se estreita. Os cavalos são animais muito sensitivos, gostam de carinho. Quando ele chegar na idade em que se faria a Doma Racional, haverá apenas a doma montada, pois o animal já está acostumado ao homem. A monta será bem mais rápida, não haverá o trauma do desmame, nem um processo de submissão; e o cavalo vai conseguir dar o melhor de si o resto da vida.”
Outras domas
O treinador e pesquisador de cavalos Monty Roberts desenvolveu a Doma Racional, na qual se doma o cavalo aos dois anos e meio de idade, sem utilizar nenhum método de violência, apenas comandos de voz, gentileza e paciência. Outra técnica famosa é o Imprinting, desenvolvida pelo veterinário americano Robert Miller. Nela, o ser humano tem contato com o animal desde o dia de seu nascimento, participando da criação da personalidade do cavalo, mostrando que o homem não é um predador, e sim um amigo.
O projeto desenvolvido no IFCE defende que a doma seja feita no momento do desmame do potro, aos seis meses de idade, quando a mãe já não tem mais leite suficiente. Segundo Rocha, a Doma Natural ao Desmame pretende aproveitar esse momento de carência do potro. “Acreditamos que a doma racional aos dois anos e meio seja tarde, porque a personalidade do cavalo já está formada. O Imprinting pode acarretar problemas na relação entre a égua e o filhote, já que é nos primeiros meses que ela ensina por onde é melhor de andar, o que é melhor para comer, como se defender. Resolvemos tentar na idade do desmame porque sabemos que nesse momento de separação da mãe o potro fica bastante carente, e o carinho que será dado pelo ser humano tanto diminui essa carência quanto pode tornar mais fácil a criação de um laço”, afirma o professor.                             Cariri

Post a Comment