Aos 19 anos, Ribamar Junior, lança livro pela editora
Multifoco e ressalta literatura do Cariri
O contato com o curso de jornalismo e as experiências proporcionadas pelos estágios que realizou em alguns veículos de comunicação, rederam ao cratense Ribamar Junior, de 19 anos, a facilidade de transformar sua visão de mundo em textos literários. Após dois anos de muito esforço, o jovem que estuda Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal do Cariri (UFCA) ver agora seu sonho transformar em realidade, ele lança oficialmente às 19h desta quinta-feira (27), no auditório do SESC Crato, seu primeiro trabalho.

“O amor é uma cãibra”, é o nome do primeiro livro da carreira do escritor, publicado pela editora Carioca Multifoco. Os quarenta poemas e quatro crônicas divido em três capítulos, tratam da temática do amor, desilusão e amadurecimentos nas setenta páginas do livro. De forma subjetiva, Ribamar escreveu sobre as dores e os dilemas do ser. O autor narra os passos de alguém até o mar, como se cada passo fosse uma nova barreira a ser derrubada,  o jovem escritor recebe influencias de autores como Ana Cristina César, Clarice Lispector e Ronaldo Bressane.

Fazendo referência a São José do Ribamar, padroeiro do Maranhão e protetor dos marinheiros, o autor conta que o livro é para amantes de primeira viagem. O projeto da obra começou a ser esboçado em 2014, reunindo poesias de agendas de colégio e bloco de anotações de repórter. Com parcerias e ajuda de amigos, Ribamar conseguiu encaminhar os originais para a editora, especializada em autores iniciantes, e publicou o livro. A capa foi desenhada pela designer do Estúdio Caravelas e professora do curso de Design de Produto da UFCA, Fernanda Loss Justo e representa, em síntese, os versos do livro.

O lançamento do livro é apenas um pontapé na carreira do autor. Ele conta que já há outra obra sendo idealizada e com data de publicação prevista para o ano de 2018. Ribamar ainda não sabe se segue na mesma temática do primeiro livro, mas já adianta o título “Lambendo cartas, bocas e copos”.          (Site Miséria)

Post a Comment