Tem início hoje, a Romaria de Finados, conhecida por concentrar o maior número de devotos em períodos de peregrinação neste Município. Até o dia 2 de novembro, estima-se que mais de meio milhão de romeiros passem pela terra do "Padim Ciço", mais do que o dobro da sua população.

Neste ano, a romaria da Esperança, como também é conhecida, tem como tema: "No caminho do romeiro, Juazeiro é Porta da Misericórdia". Vindos de vários Estados, sobretudo do Nordeste, os devotos visitam a cidade para reverenciar Padre Cícero Romão Batista, sepultado no altar-mor da Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Durante os cinco dias de romaria, o túmulo do patriarca, considerado o mais visitado no País, recebe flores, velas e orações.

Peregrinação

Além da tradicional visita ao sepulcro do religioso, os romeiros percorrem os principais centros de peregrinação da cidade, como a Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, o Santuário de São Francisco, a Casa-Museu do Padre Cícero e o Horto, local onde foi erguido o monumento em homenagem ao sacerdote. A estatua de 27 metros é considerada a terceira maior do mundo em concreto, segundo a administração do Horto.

Conforme análise do padre Cícero José da Silva, atual vigário da paróquia da Basílica Santuário, o grande número de romeiros que anualmente se desloca à cidade durante o feriado de Finados tem uma explicação: "Durante as outras romarias, o próprio Padre Cícero sempre pedia ao fiéis católicos que encontrassem um tempo para visitar seus entes queridos aqui sepultados", conta. Após sua morte, acrescenta o sacerdote, a Romaria de Finados ganhou forte apelo, tornando-se a maior do calendário anual.             (Diário do Nordeste) 

Cariri

Post a Comment