Política. A corrida eleitoral deste ano para os deputados estaduais e federais que queriam estar no comando do Poder Executivo (prefeituras) a partir do próximo ano foi relativamente negativa, uma vez que dos 17 parlamentares que estavam na disputa somente cinco lograram êxito, e a partir de 2017 serão prefeitos municipais. Com a vitória de quatro deputados estaduais e um federal, ocorrerão mudanças nas composições da Assembleia Legislativa e da Bancada Cearense na Câmara Federal.

Muitos estavam concorrendo no mesmo Município, como em Fortaleza, que tinha sete postulantes, e Sobral, que contava com um deputado estadual e um federal na disputa. Pelo menos 12 estaduais disputaram prefeituras no Estado, incluindo aí o petista Elmano de Freitas, que estava na corrida eleitoral como candidato a vice-prefeito.

Já os parlamentares cearenses com assento na Câmara Federal eram ao todo cinco, sendo que somente Arnon Bezerra (PTB) obteve êxito, em Juazeiro do Norte. Em Fortaleza, o resultado final das urnas no primeiro turno colocou o deputado estadual Capitão Wagner (PR) no segundo turno com o atual prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, que antes de ser prefeito foi deputado da Assembleia Legislativa do Ceará.

Segundo turno

Os outros parlamentares na disputa pela Prefeitura da capital cearense, Luizianne Lins, Heitor Férrer, Ronaldo Martins e Tin Gomes, não obtiveram êxito e ficaram, respectivamente, na terceira, quarta, quinta e sétima posições. O deputado federal Moroni Torgan está junto com Roberto Cláudio na disputa à Prefeitura de Fortaleza, e por isso segue na campanha no segundo turno, como candidato a vice-prefeito. Já Elmano de Freitas ficou na terceira posição ao lado da candidata derrotada, a deputada federal Luizianne Lins.

No Município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, a eleição também vai para o segundo turno, e o deputado Naumi Amorim, do PMB, segue na disputa. Na votação de ontem, ele obteve 48,10 % dos votos do eleitorado contra 31,79 % do segundo colocado, Eduardo Pessoa, do PSDB. Para ter evitado o segundo turno o deputado precisaria ter 50% dos votos mais um. Além da Capital, somente Caucaia pode ter segundo turno no Ceará, uma vez que possui mais de 200 mil eleitores. Este é o primeiro pleito em que os eleitores da cidade votarão em um segundo momento.

Deputada estadual casada com ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Bethrose (PMB) amargou derrota na disputa contra o atual prefeito do Município, Cláudio Pinho, do PDT. Enquanto ele obteve quase 21 mil votos, a parlamentar só conseguiu pouco mais de 12 mil. Foi uma das derrotas de deputado mais significativas, juntamente com a do seu colega da Região Metropolitana de Fortaleza.

Candidato a prefeito no Maracanaú, o deputado Júlio César Filho perdeu com uma diferença grande de votos. O atual prefeito da cidade, Firmo Camurça (PR), foi reeleito com mais de 80 mil votos, enquanto que o pedetista amargou pouco mais de 30 mil votos, uma diferença de mais de 45% dos votantes.

Criar

Em Jijoca de Jericoacoara, o democrata João Jaime foi derrotado por Lindbergh Martins, que tirou 4.084 votos. Jaime obteve pouco mais de 3.700 votos e ficou na segunda posição. Ele foi um dos que ajudaram a criar o Município que queria comandar, a partir de 2017.

Carlomano Marques, do PMDB, se consagrou vitorioso em Pacatuba, outro Município da Região Metropolitana de Fortaleza. O peemedebista foi eleito com 11.999 votos contra 11.505 do segundo colocado, Thiago Rodrigues, do PR. Foi uma vitória apertada. Com o peemedebista prefeito, a partir de 2017 há mudança na composição da bancada do PMDB na Assembleia Legislativa. Leonardo Araújo assumiria no lugar de Carlomano Marques na Casa Legislativa.

Laís Nunes (PMB) também foi eleita prefeita do Município de Icó com mais de 53% dos votos. Esposa do ex-deputado estadual Neto Nunes, Laís foi eleita em 2014 deputada estadual pela primeira vez. Também neófito no Legislativo Estadual, Zé Ailton Brasil, do PP, foi eleito prefeito do Município do Crato com mais de 36 mil votos contra 23 mil do ex-prefeito da cidade, Samuel Araripe, do PSDB.

Irmão dos ex-governadores Cid e Ciro Gomes, o deputado estadual Ivo Gomes foi o vencedor da disputa em Sobral, na Região Norte. Ele se consagrou vitorioso em uma disputa acirrada com o deputado federal Moses Rodrigues, do PMDB, que ficou na segunda posição.

Da mesma forma que a vitória de Carlomano mudará a composição da sigla peemedebista na Assembleia, os êxitos de Laís Nunes, Zé Ailton Brasil e Ivo Gomes também representarão mudanças na coligação que elegeu Camilo Santana governador do Estado, em 2014.

Arnon Bezerra (PTB) foi o único deputado federal que conseguiu vitória na disputa de ontem, e é o mais novo prefeito de Juazeiro do Norte, uma das maiores cidades do Interior do Estado, na Região do Cariri. Ele foi eleito com 42,72% dos votos dos juazeirenses contra 34,09% do segundo colocado, Gilmar Bender, do PDT.      (Diário do Nordeste)                    Principal

Post a Comment