A cada ano que passa, mais pessoas acompanham a
programação em louvor à Menina Benigna, reconhecida
como Serva de Deus. FOTO: Patrícia Silva
A comunidade católica de Santana do Cariri, na Região do Cariri-Oeste se prepara para celebrar mais uma Romaria de Benigna Cardoso da Silva, jovem "Mártir” da castidade que fora brutalmente assassinada aos 13 anos, em 1941. A Romaria chega a sua 13ª edição e acontece no próximo dia 24 de outubro.

Segundo a história, Benigna era uma menina temente a Deus e seguidora dos ensinamentos da religião, sempre buscava está em sintonia com Deus. Um jovem de nome Raul se apaixonou pela menina e tentou seduzi-la. Benigna não se deixou levar pelas seduções do rapaz para não ofender sua consciência cristã não aceitando a prática do ato sexual, inconformado com, Raul assassinou Benigna a golpes de facão.

Após sua morte a menina passou a ser invocada como Santa por ser conhecida como pessoa cheia de Deus, muitos foram os testemunhos de graças alcançadas por seu intermédio a partir daí o seu santuário passou a ser frequentado e as romarias surgiram em sua homenagem. A diocese do Crato, iniciou os trabalhos para pedir ao Vaticano a beatificação da jovem “mártir".

A beatificação é o primeiro passo para a canonização, processo pelo qual a Igreja reconhece oficialmente a fama e o testemunho de santidade de alguém que viveu e morreu heroicamente, marcado pelas virtudes cristãs. O processo de beatificação de Benigna começou em 2011 na sua fase diocesana e desde de 2014 está na fase Romana [em Roma] a partir daí a Congregação para a causa dos Santos já nomeou Benigna como Serva de Deus.

Segundo o pároco de Santana do Cariri, Paulo Lemos Pereira, o processo está em andamento na cúpula da Igreja em Roma. Além da extensa documentação que a equipe diocesana entregou ao Vaticano, através de Dom Fernando Panico, contendo testemunhos de contemporâneos de Benigna sobre sua santidade. Relatos históricos sobre as virtudes da jovem, artigos de livros, revistas e jornais.

Já em 2016 o Vaticano solicitou depoimentos [de pessoas que viveram nas décadas de 40 a 80] de graças alcançadas e sobre a consciência popular do martírio de Benigna, para fortalecer ainda mais a certeza de que verdadeiramente o martírio da jovem é cristão.

Programação

A programação da romaria  tem início  com uma moto Romaria  no 15 de Outubro, data do natalício de Benigna e estendendo até o dia 24 , quando  será celebrado 75 anos do martírio .Neste dia haverá Missa ás 9h da manhã no Santuário de Benigna Cardoso no bairro  de  Inhumas ; 11h Missa das flores  na Matriz de Nossa Senhora Santana, e a partir das 15h concentração no bairro Inhumas seguida de caminhada até a Matriz, quando haverá a Missa Festiva presidida por Dom Fernando Bispo Diocesano e concelebrada por Dom Gilberto, bispo coadjutor e sacerdotes convidados.

Na ocasião da Missa a comunidade de Santana do Cariri fará homenagem a Dom Fernando por ter sido ele responsável por ter levado para Roma o pedido de Beatificação de Benigna. Esta romaria será a última que Dom Fernando presidirá como bispo diocesano já que em janeiro ele entregará o báculo a Dom Gilberto Pastana.

O estudante Matheus do Nascimento, destaca que devido a fé das pessoas em Benigna Cardoso, o evento tem atraído cada vez mais um maior número de pessoas, principalmente pelos milagres já ocorridos. “Eu, mesmo, sou um devoto dela, tenho muita fé em Benigna Cardoso, é tanto que sempre que posso participo das romarias e das missas em que é celebrada no bairro de Inhumas, em Santana do Cariri”, externou.

O funcionário público Estadual, José Macário de Lima, devoto da menina Benigna Cardoso, disse que a romaria é um ato histórico social e religioso, muito significante para a comunidade religiosa de Santana do Cariri. “Basta, lembrar que a nossa santinha já está chamando a atenção de muitas pessoas de fé, que vem venerar esta Serva a de Deus em seu santuário no bairro de Inhumas”, afirmou.  Segundo ele, fiéis de todas as partes do estado já visitaram o local para promessas, atribuindo os milagres a interseção de Benigna.      


(Jornalista Amaury Alencar)                                    Principal

Post a Comment