A maior lua do Século XXI está bem próxima de dar o ar da graça. No próximo dia 14 de novembro, os admiradores do satélite poderão observar um fenômeno chamado ”superlua” em todo o país.
O evento ocorre quando a lua cheia está mais próxima da Terra do que de costume, melhorado a visão que se têm do satélite natural. Segundo os astrônomos, a última vez que a Lua se aproximou tanto da Terra foi em 26 de janeiro de 1948.
A previsão é que aconteçam três superluas em 2016. A primeira foi vista no último dia 16 e as próximas estão previstas para os dias 14 de novembro e dezembro.
A explicação do fenômeno se deve ao movimento elíptico do satélite natural e as fases da lua. Enquanto se move ao redor da Terra, a distância da lua muda bastante entre seu ponto mais próximo (perigeu) e o mais distante (apogeu) em relação ao planeta. Quando está na menor distância da Terra, o fenômeno faz com que a lua pareça 14% maior e 30% mais brilhante do que o normal. A superlua acontece quando o perigeu coincide com a lua cheia. 
Como acontece o fenômeno da Super Lua 
A Lua completa uma volta  ao redor da Terra em 27 dias. É durante o trajeto que acontecem as fases da Lua (por conta da luz solar). Enquanto a Lua completa suas voltas ao redor do nosso planeta, sua distância muda bastante entre seu ponto mais próximo com a Terra e seu ponto mais distante. O perigeu e o apogeu da Lua acontecem em qualquer época, independente da fase da Lua, porém, quando o perigeu (ponto mais próximo com a Terra) acontece no mesmo dia da Lua Cheia, temos então o fenômeno chamado Super Lua.                  (Cnews)
Brasil             Principal

Post a Comment