Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB),
em Crato.FOTO: Danielle Feitosa
Dos dias 10 a 14 de outubro, o Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB), da Universidade Federal do Cariri, promoverá a VII Semana de Agronomia, que terá como tema: “Rumos e Desafios das Ciências Agrárias: 10 anos de conquista no Cariri”. O evento será realizado no campus Crato. 

A abertura oficial da semana acontece no dia 10, a partir das 14h, com apresentação da banda Kariri Sax, do curso de Música da UFCA. Logo após, o reitor da UFCA e professor do curso de Agronomia, Ricardo Ness, abrirá os trabalhos. 

No dia 11, a primeira mesa terá o tema central da semana, com a participação dos professores Ricardo Ness, Geovane de Oliveira, também da UFCA, e Marcos Goes, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). 

Durante os outros dias acontecerão palestras, minicursos e oficinas com temas relacionados à Agronomia, como Fruticultura Básica; Operação e Manutenção de Máquinas Agrícolas; Manejo e controle de pragas do Algodoeiro; Apicultura; Método de propagação assexuada (Enxertia, alporquia, mergulhia, entre outros);  Oficina de Plantas Medicinais; Coleta e preparo de material para diagnose;  Permacultura; Plano de amostragem de alimentos para animais de produção.

De acordo com a diretora do CCAB, Edilza Maria, o tema foi escolhido pensando em trazer a discussão sobre as dificuldades e os caminhos das Ciências Agrárias na região do Cariri, fomentando a preparação para o mercado de trabalho. Também traz debates sobre assuntos diversos da área da Engenharia Agronômica, além da celebração dos 10 anos de curso.

A coordenadora do curso de Agronomia, professora Irani Vieira, avalia o legado nesses 10 anos, por meio dos mais de 160 alunos formados. “Muitos dos graduados encontram-se atualmente em mestrados, doutorados. É gratificante saber que o primeiro pontapé foi dado e nós participamos disso”, comenta.

Confira a programação completa em https://www.ufca.edu.br/portal/files/Programao_Semana_Agronomia_0710.pdf

Principal

Post a Comment