Header Ads

Viola nordestina é destaque no projeto Sonora Brasil em Juazeiro do Norte e Crato

O Sistema Fecomércio-CE, por meio do Sesc, recebe os músicos Eduardo Rabelo, Raulino Silva e Cássio Nobre. O trio apresenta as belezas da sonoridade da viola do Nordeste, como parte da 3ª etapa do projeto de circulação nacional do Sesc Sonora Brasil.  As apresentações acontecem nas Unidades Sesc de Fortaleza (8/10), Sobral (9/10), Iguatu (11/10), Crato (12/10) e Juazeiro do Norte (13/10), com acesso gratuito.
Os músicos convidados são expoentes em suas áreas e reconhecidos pela dedicação ao repertório tradicional com o uso da viola. Eles apresentam de maneira peculiar um apanhado do potencial da viola na cultura nordestina.
Raulino Silva, potiguar, mas radicado em Pernambuco, é repentista profissional desde os 19 anos de idade e acumula participações em centenas de competições. Em 2005 foi vencedor do 1º Festival Internacional de Trovadores e Repentistas, em Quixadá, ao lado do poeta João Paraibano.
Cássio Nobre, maranhense, radicado em Salvador (BA), é compositor, violeiro e pesquisador do samba de roda do Recôncavo Baiano e em especial da viola machete. Suas pesquisas revelam as transformações da prática musical tradicional na atualidade.
Eduardo Rabelo, pernambucano de Recife, violeiro e compositor, discípulo do mestre Adelmo Arcoverde do Conservatório Pernambucano de Música, desenvolve o projeto Meia Quadra, diálogos da viola com os instrumentos da tradição instrumental do Nordeste.

Sobre o Sonora Brasil
Idealizado pelo Departamento Nacional do Sesc, o projeto “Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais” desenvolve programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. A iniciativa se consolida como o maior projeto de circulação musical do País, difundindo o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não-comercial.
O principal objetivo do projeto é despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música. Dessa maneira, o Sonora Brasil incentiva novas práticas e hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, valorizando a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

Crato
Local: Teatro Sesc Adalberto Vamozi (Rua André Cartaxo, 443)
Data: 12/10
Horário: 19h
Informações: (88) 3523.4444

Juazeiro do Norte
Local: Teatro Sesc Patativa do Assaré (Rua da Matriz, 227)
Data: 13/10
Horário: 19h
Informações: (88) 3587.1065

SERVIÇO
3ª etapa do Sonora Brasil (Violas do Nordeste)
Período: 12 e 13/10
Informações: 0800 275 5250
::: Gratuito :::                          Cariri

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.