No dia 24 de outubro de 2016, a Câmara dos Vereadores da cidade de Barbalha – CE, estabeleceu a data para a Audiência Pública sobre a Regulamentação do Transporte Público Universitário e Técnico da cidade para a realização de discussões acerca da pauta gerida para este evento.

A audiência ocorrerá no dia 11 de novembro de 2016, a partir das 15h. Entretanto, o movimento Ônibus Legal Barbalha iniciará a concentração dos estudantes e população em geral às 14h.

Do movimento

O Movimento Ônibus Legal Barbalha é um movimento formado inicialmente pelos estudantes da Universidade Federal do Cariri - UFCA, que, ao longo do tempo foi ganhando notoriedade e agregando membros de diversas faculdades da região do Cariri Cearense, como estudantes da Universidade Regional do Cariri – URCA, Faculdade Paraíso do Ceará – FAP, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte – FMJ, Centro Universitário Leão Sampaio – UniLeão e Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN, além de diversas participações de estudantes de escolas técnicas ou outras instituições superiores de ensino, onde busca regularizar o transporte universitário/técnico gratuito na cidade. O movimento nasce após a indignação de um grupo de alunos referentes a taxa especulativa que é cobrada irregularmente pelos motoristas da prefeitura, pelos seus serviços prestados para o transporte dos alunos.

Da regulamentação

A cerca de mais de 8 anos uma taxação de pagamentos considerados "mínimos" foi estipulada pelos motoristas mediante a alegação de que a prefeitura de Barbalha não realiza nenhum tipo de pagamento pelo horário que é realizada a prestação de serviços para estes universitários.

Em muitas ocasiões, os estudantes foram vítimas das ações relacionadas ao transporte,em que foram sofreram coerções por não pagarem as taxas estipuladas por alguns motoristas.

Todas essas situações chamaram atenção de parte da população e chegou a Câmara de vereadores.

Do Movimento

O Movimento Ônibus Legal é o protagonista dessa luta pela regulamentação do transporte. O movimento é apartidário, isto é, ele não tem nenhuma ligação com políticos de quaisquer partidos ou alguma vinculação com outros movimentos sociais.

A nossa luta é para regularizar o transporte universitário e técnico na cidade de forma gratuita, onde será assegurado por lei que este direito será de todas (os) as (os) estudantes deste seguimento, seja de instituições públicas ou privadas. Além da garantia de que os motoristas sejam devidamente pagos pela gestão municipal, torná-lo isento da cobrança de taxas irregulares.

As (os) estudantes enfrentam problemas para conseguirem se locomover até as suas instituições de ensino, devido ao fato da nossa cidade não ter um transporte eficiente e ainda não ter nenhuma alternativa gratuita para todas (os) as (os) estudantes da cidade.

Por isso, contamos com a colaboração das (os) Barbalhenses, para que juntos cheguemos ao nosso objetivo: Garantir o transporte público gratuito de qualidade para as (os) barbalhenses e incluir rota para Faculdade Paraíso do Ceará - FAP e a Faculdade de Juazeiro do Norte - FJN.

Dos convidados a se fazerem presentes na audiência:

Vereadores

Prefeitura Municipal de Barbalha

Motoristas dos ônibus escolares

Ministério Público

Fórum Municipal (através do Promotor de Justiça)

Sindicato dos Motoristas

Estudantes de escolas e universidades

Movimento Ônibus Legal Barbalha

Defensoria Pública

Dados técnicos

Câmera Municipal de Barbalha                   (Assessoria de Comunicação)

Cariri

Post a Comment