Neste Ano Santo da Misericórdia, instituído pelo Papa Francisco no dia 8 de dezembro de 2015, católicos de todo o mundo tiveram a oportunidade de passar pela Porta Santa em Roma ou em igrejas das Dioceses para buscar o perdão e experimentar a misericórdia infinita do Pai. Na Diocese de Crato, a Porta Santa da Catedral de Nossa Senhora da Penha será fechada no próximo sábado, dia 12 de novembro, com celebração às 17h. Também neste sábado, a Basílica Santuário concluirá o Ano Santo da Misericórdia.
O Papa Francisco nos mostrou, de modo concreto, que podemos experimentar essa misericórdia divina. Na Bula de Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, ‘Misericordiae Vultus’, Francisco mostra a compaixão de Deus e, ao mesmo tempo, a importância de os fiéis aplicarem em sua vida o gesto mais profundo: o perdão. Com o tema “Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso” (Lc 6, 36), o Papa chamou os cristãos a vivenciarem obras de misericórdia e serem o rosto compassivo para o próximo. Desse modo, vivenciamos o Ano Santo à luz da palavra do Senhor.
Milhares de pessoas, de diversas localidades da região Nordeste, tiveram a oportunidade de passar pela Porta Santa da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, principalmente durante o período da Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores e Romaria de Finados, que, juntas, atraíram cerca de 850 mil pessoas a Juazeiro do Norte, aproximadamente. Romeiros, religiosos, agentes de pastorais, missionários, paroquianos e visitantes buscaram o perdão e a indulgência plenária. Além disso, passou pela Porta Santa da Basílica Santuário, na data de sua abertura, 29 de janeiro, o quadro com a imagem de Padre Cícero Romão Batista, reconciliado com a Igreja Católica.
Vivenciamos agora os últimos dias deste jubileu extraordinário, em que nos rendemos aos pés do Senhor do Universo e nele confiamos nossos sacrifícios. De acordo com o calendário oficial do Jubileu da Misericórdia, no dia 20 de novembro, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, será realizado o fechamento da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, concluindo o Jubileu da Misericórdia.                 (Mãe das Dores)
Cariri Principal

Post a Comment