Header Ads

Crato abre neste domingo IX Congresso Brasileiro sobre Crustáceos

Os maiores pesquisadores e cientistas nacionais e internacionais da área da carcinologia estarão reunidos no Cariri a partir deste domingo (6), em que será aberto, no Centro de Convenções do Cariri, o IX Congresso Brasileiro sobre Crustáceos. O evento terá como tema principal “Biodiversidade de Crustacea: Evolução e os Desafios da Conservação”. O Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professor Patrício Pereira Melo, estará realizando a abertura, às 18h30, e, em seguida, será proferida a palestra com o cientista Rodney Feldmann, sobre os Recentes Avanços em Paleobiologia dos Decapodas.

Esta edição do congresso será sediada pela URCA e ocorrerá de 06 a 09 novembro, em Crato. Segundo o pesquisador e Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da URCA, Professor Allysson Pontes Pinheiro, a comissão organizadora do IX CBC vem realizando um trabalho de organização do evento, fortemente empenhada na preparação de uma programação de alto nível, com a participação de conferencistas brasileiros e estrangeiros. Ele ainda destaca a realização de discussões importantes e profundas acerca dos mais diversos aspectos relacionados aos crustáceos.


Aliado a esse fato, conforme ele, a participação no IX CBC permitirá também uma visão diferente do interior do nordeste, com atividades que mostrarão a beleza e a importância da região do ponto de vista cultural, ambiental, científico e econômico.


O evento contará com a grandes pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação envolvidos com o estudo da biologia dos crustáceos, além de professores da rede pública com interesse no assunto e profissionais de outras áreas com interesse em crustáceos.


E, pela primeira vez, a logomarca do evento traz a inspiração de um fóssil encontrado na Bacia Sedimentar do Araripe, da Formação Crato. A idealização do veio de um camarão carídeo, denominado Beurlenia araripensis Martins-Neto & Mezzalira, 1991, que viveu há aproximadamente 100 milhões de anos, em uma época em que o paleoambiente era caracterizado por uma fase lacustre.


(Assessoria da Urca)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.