Depois de três meses de espera, o governo federal liberou R$ 36,7 milhões para a instalação de oito Adutoras de Montagem Rápida (AMRs) no Interior do Estado do Ceará. O presidente da República, Michel Temer, e o Ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, assinaram, ontem, ordem de serviço em solenidade realizada com a participação de 72 prefeitos cearenses em Brasília.

As adutoras fazem parte do esforço da União para minimizar os impactos da seca. "É determinação do governo federal priorizar os recursos para obras de combate aos efeitos da estiagem prolongada no Ceará, com oferta de água de qualidade, reduzindo sofrimento da população", frisou o ministro Hélder Barbalho.

Segundo o Ministério da Integração Nacional (MI), o prazo de execução das adutoras, sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), varia de 90 a 180 dias. Serão beneficiados os municípios de Pereiro, São Luis do Curu, Tamboril, Iracema, Apuiarés, Morada Nova, Chorozinho e Jaguaribara.

Os tubos e conexões de aço das adutoras já estão disponíveis nos municípios. A seleção das empresas foi anunciada na semana passada. Em março deste ano, o governo do Estado definiu a instalação de 11 AMRs, mas cinco meses depois, em agosto, o governo federal decidiu transferir os recursos de obras de combate aos efeitos da seca para o Dnocs.

O governo do Ceará se comprometeu a apresentar novas propostas de obras de ações emergenciais que permitam aumentar a oferta de água em Fortaleza ao MI para que a área técnica da Pasta avalie apoio do governo federal com rapidez.                    (Diário do Nordeste)

Post a Comment