Na sexta-feira (18), o Sesc Ceará, instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-CE, dá início à programação da 18ª Mostra Cariri de Culturas. O show de Martinho da Vila, às 21h, na RFFSA – Crato, marca a abertura de mais uma edição do projeto. A apresentação do músico, em sua primeira vez na Mostra, marca as comemorações dos 100 anos da história do samba no Brasil.
Mais cedo, a partir das 17h, nas ruas do centro comercial de Juazeiro do Norte, um cortejo com grupos de tradição da região do Cariri inicia as atividades da Mostra, dando as boas-vindas ao público. Ainda no primeiro dia do projeto, o músico Waldonys se apresenta, a partir das 21h, na cidade de Altaneira.
Show Martinho da Vila
No Cariri, Martinho da Vila apresenta repertório com os hits do último trabalho, intitulado “De Bem Com A Vida”, lançado no último mês de agosto. O trabalho é o primeiro álbum com músicas inéditas, em 9 anos. No show, o público também acompanha clássicos, que marcaram a carreira do artista de 78 anos, como “O Pequeno Burguês” e “Mulheres”.
O artista alavancou a batucada dos morros cariocas ao status de música popular brasileira como, parte intrínseca à cultura do País, que por sua vez ganha espaço na Mostra Cariri de Culturas.
Cortejo Tradição
No cortejo, 10 grupos abrem a programação pelas ruas de Juazeiro do Norte, reforçando o destaque da cultura popular, que sempre esteve presente na Mostra Sesc Cariri de Culturas. Desde a sua primeira edição, em 1999, os Mestres da Cultura têm espaço garantido na programação da Mostra, para transmitir alegria, conhecimentos e saberes ao público. Em 2016, o núcleo de tradição reúne 105 grupos da região e cerca de 1.400 brincantes.
Show Waldonys
O cantor e compositor cearense Waldonys apresenta seu novo trabalho, intitulado “Meu Ninho”, além de levar ao Cariri desde canções tradicionais do forró de Luiz Gonzaga a suas novas músicas de trabalho. O artista se apresenta ainda na cidade de Aurora, no sábado (19/11).
Sobre a Mostra Cariri de Culturas
Em sua 18ª edição, a Mostra Sesc Cariri de Culturas já marcou seu nome no circuito cultural brasileiro. Os artistas da região veem no evento uma forma de fortalecer as múltiplas linguagens artísticas, bem como promover o intercâmbio entre artistas de diversos lugares do País. Estes, por sua vez, buscam beber na rica fonte caririense.
A Mostra acontece de 18 a 22 de novembro, com a missão de levar artistas e grupos de todo o Brasil nas 28 cidades participantes da programação. São 71 grupos que, durante os cinco dias de Mostra realizam apresentações de literatura, música e tradição, além de artes visuais, audiovisual e artes cênicas. Destes, 29 são do Ceará, o que reforça a valorização dos talentos locais e a promoção do intercâmbio cultural.

Com a programação, o Sistema Fecomércio-CE, por meio do Sesc cumpre sua missão de contribuir com o desenvolvimento da sociedade, oferecendo a oportunidade para o povo caririense conferir de perto manifestações culturais e artísticas, de forma gratuita e para todas as idades.

A programação está disponível no site www.mostracariri.com.br e no aplicativo de celular “Mostra Cariri”, disponível para Android e iOS.
SERVIÇO
Abertura 18ª Mostra Sesc Cariri de Culturas
Dia: 18/11
Cortejo de Tradição
Local: Centro Comercial de Juazeiro do Norte
Horário: a partir das 17 horas
Abertura oficial – Show Martinho da Vila
Data: 18 de novembro
Local: RFFSA Crato
Horário: a partir das 21h
Show Waldonys
Local: Altaneira
Horário: a partir das 21h
::Gratuito::

Post a Comment