Iracilda foi a vereadora mais bem votada
em Aurora
A vereadora Maria Iracilda Leite Saraiva (PTdoB), de 52 anos, ainda comemora a sua reeleição como a mais bem votada no último pleito em Aurora com 1.659 votos ou 10,01% dos votos válidos. É que a mesma não participou da campanha política a exemplo das outras disputadas por se encontrar acamada em Juazeiro do Norte sem a condição de visitar os eleitores, mas não foi empecilho para se tornar a vereadora mais bem votada na história política do município e a 29ª colocada em toda a região do Cariri.
Ela é professora e casada com o Defensor Público Célio José Saraiva, atual titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Juazeiro do Norte. Em 2012 Iracilda foi diagnosticada com um câncer de mama quando passou a se submeter a sessões de radioterapia e quimioterapia no ano seguinte. A vereadora jamais perdeu a fé de ficar curada com o tratamento e estabeleceu uma movimentação entre idas e vindas ao Centro de Oncologia do Hospital São Vicente de Paulo de Barbalha, mas sem deixar de comparecer às sessões do Legislativo.

Em abril deste ano foi socorrida ao Hospital Regional do Cariri em Juazeiro com um quadro de convulsões e sem poder andar. O diagnóstico apontou uma fratura provavelmente causada pela fragilidade em virtude do tratamento quimioterapêutico quando o médico determinou que ficasse 60 dias deitada numa cama e sem movimentar a perna. Ao término do prazo, o ortopedista decidiu prorrogar por mais 60 dias liberando, depois, para uma cadeira de rodas.


Quando anunciou aos familiares sobre o desejo de registrar sua candidatura houve rejeição. Porém, acabou convencendo-os e a campanha se deu entre a cama e a cadeira de rodas em Juazeiro, mas sempre mantendo contatos telefônicos com os amigos em Aurora. Além disso, gravava vídeos com mensagens eleitorais e pedindo votos os quais eram levados pelos filhos e esposo. Só na véspera da eleição chegou ao município para votar e qual não foi sua surpresa ao ver seu nome em primeiro lugar após a apuração dos votos.

Iracilda disputou sua primeira eleição para vereadora em Aurora no ano de 1996 quando obteve 667 votos. Quatro anos depois não obteve êxito na tentativa de se reeleger. Já em 2004 foi a quarta colocada dentre os nove vereadores eleitos com 1.105 votos pelo PPS. Em 2008 já estava no PSB e a votação caiu um pouco para 969 votos, mas se reelegeu na sexta posição dentre os 11 edis vitoriosos. Uma nova queda foi registrada em 2012 quando obteve 835 votos pelo PSL, porém foi a sétima colocada.                  (Site Miséria)

Cariri

Post a Comment