Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri
Desde sua primeira edição, a Mostra Sesc Cariri de Culturas reserva em sua programação espaço de destaque para cultura popular do Cariri, promovendo a articulação dos grupos e fomentando suas artes. Amanhã, a partir das 17h, o Sistema Fecomércio-CE, por meio do Sesc, reconhece mais uma vez essa importância e faz uma homenagem aos principais Mestres de tradição popular da região. A programação acontece no Memorial Casa Grande, em Nova Olinda.
Mestres tradicionais, como Dona Maria do Horto e Mestra Margarida, recebem medalhas alusivas a seu trabalho na preservação e transmissão das manifestações culturais. As homenagens foram confeccionadas pelo tradicional artesão Mestre Espedito Seleiro.
Tradição Popular na Mostra
Os grupos de cultura popular, ao contrário do restante das atrações, não participam de seletiva: eles são convidados pela produção da Mostra a integrar o cronograma, de acordo com sua representatividade e sua atuação de preservação das manifestações. Essa articulação do Sesc com os grupos acontecem não só no período da Mostra, mas durante o ano inteiro em diversas programações das Unidades da instituição pela região.
Um dos grupos é a Lapinha Santa Clara, nascida em 25 de dezembro de 1912 pela vontade de Mestra Teodora. Incentivada por Padre Cícero, que deu a ela um presépio de lapinha, Teodora conduziu o grupo até sua morte, em 1955. Deste ano até 2009, Mestra Tatai, filha de Teodora, conduziu o grupo, tendo sido reconhecida em 2006 pelo Governo do Estado do Ceará como Mestra da Tradição. Atualmente, a Lapinha é comandada pela Mestra Vanda, após o falecimento de Dona Tatai.
Os bacamarteiros remetem a meados do XIX, principalmente durante o período da Guerra do Paraguai. Preservando esta tradição, os Bacamarteiros da Paz, de Juazeiro do Norte, surgiram em 2006. Tendo o Mestre Nena à frente, o grupo têm como característica o empunhar da antiga arma, cujos estampidos ecoam pela cidade em época de Mostra.
SERVIÇO
Homenagem aos Mestres da Tradição na Mostra Sesc Cariri de Culturas
Local: Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri (Rua Jeremias Pereira, 444 – Nova Olinda)
Data: 20/11
Horário: 17h
Informações: (88) 3512.3355                       (Blog Diário Cariri)

Post a Comment