Os municípios de Missão Velha e Mauriti estão entre as 14 cidades em situação de risco de surto de dengue, chikungunya e zika. Os dados são do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2016, realizado pelo Ministério da Saúde, em conjunto com os municípios.
Missão velha registrou o maior Índice de Infestação Predial (IIP) 29,6. Seguidos de Mauriti (27,1), Capistrano (14,5) Canindé(13,7) Baturité (8,5), São Luís do Curu (8,5), Varjota (7,2) Farias Brito (6,9).
O levantamento é feito a partir da adesão voluntária de municípios que possuem mais de 2 mil imóveis e foi realizado em outubro e novembro. Mas o Ministério da Saúde vai propor que a participação, no levantamento, dos municípios com mais de 2 mil imóveis seja obrigatória, a partir de 2017.
Com base nas informações coletadas, o gestor pode identificar os tipos de depósito onde larvas foram encontradas e, consequentemente, priorizar as medidas mais adequadas para controle no município.  
Veja aqui a lista de municípios participantes acessando: http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2016/novembro/24/Tabela---LIRAa-Nacional-2016.pdf                                        (Site Okariri)
Cariri

Post a Comment