O Sistema Fecomércio-CE, por meio do Sesc*, realiza ações voltadas à campanha Novembro Azul, durante todo o mês, na Unidade Crato do Sesc, em espaços públicos e comércio local. O objetivo é estimular a população masculina a se prevenir do câncer de próstata e outras doenças que afetam a saúde masculina.
A programação conta com atividades internas, como mobilização de frequentadores, funcionários, entrega de laços azuis, decoração da unidade, exposição, entrega de brindes e material educativo. As atividades externas percorrem o comércio, comunidades, escolas públicas, com palestras, orientações de prevenção, aferição de pressão arterial e a prática de terapias holística e musical. Além disso, o público pode interagir no espaço chamado de Tenda da Saúde tanto no comércio quanto no período da 18ª Mostra Sesc Cariri de Culturas, de 18 a 22/11.
Todas as atividades da campanha são gratuitas e podem participar dela o público em geral, em especial frequentadores do Sesc e trabalhadores do comércio. Empresas, escolas e instituições sociais ou comunitárias que tenham interesse pelos serviços, podem entrar em contato pelos telefones: (88)35869150 e 3521.8880.
Sobre o câncer de próstata
De acordo com estudos realizados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), somente este ano, 61.200 novos casos de câncer de próstata devem surgir. No ano de 2013 a entidade fez um levantamento de 13.772 mortes por conta da doença. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).
Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.
Programação
De 1 a 30 /11
Entrega de laços azuis em todos os setores
Decoração da unidade na cor Azul.
Exposição monitorada, entrega de brindes e material educativo
Local: Unidade Sesc Crato (Rua André Cartaxo, 443)
Horário: 8h às 12h e 14 às 18h
Dia 3 a 18/11
Tenda da Saúde com aferição de pressão arterial
Centro Comercial do Crato – Lojas Gigi Tecidos (Rua Senador Pompeu)
Horário: Das 8h30 às 11h30
Dia 07/11
Sesc Saúde Prevenção na Feira: Tenda da Saúde com orientações sobre a Prevenção do Câncer de Próstata, promoção da saúde do homem em geral e aferição de pressão arterial (P.A) e Teste de Glicemia.
Local: Feira Livre do Crato, Mercado Central (Rua José Alves de Figueiredo S/N)
Horário: Das 8h às 11h30
Dia 8 a 10/11
Palestra sobre prevenção do Câncer de Próstata:
Local: Escola de Ensino Fundamental e Médio Juvêncio (Rua Gizelia Pinheiro – S/N, Batateiras)
Horário: 9h às 10h30 e de 19h às 20h30
Dia 19 a 21/11
Intervenção Viver Bem – Música Terapia e Poemas de cuidados masculinos
Intervenção Viver Bem – Terapia Holística para auto-estima e saúde masculina
Intervenção Viver Bem – Música Terapia, Poemas e cordéis enfatizando o cuidado masculino
Local: Mostra Sesc Cariri de Cultura na Praça da Sé (Rua Miguel Lima Verde, S/N, Centro)
Horário: 16h às 20h                              (Blog Diário Cariri)

Post a Comment