Com o objetivo de analisar as condições dos serviços de hospedagem na romaria de finados de Juazeiro do Norte, uma equipe de pesquisadores e professores da Universidade Regional do Cariri (URCA) e do Observatório das Migrações no Estado do Ceará (OMEC), realizaram a pesquisa sobre as condições dos Serviços de Hospedagem na romaria de Finados de Juazeiro do Norte. A coleta de dados foi realizada entre os dias 29/10 e 02/11 em pontos conhecidos dos romeiros, como a Igreja do Socorro, Memorial Padre Cícero e Horto.

Intitulado “Condições dos Serviços de Hospedagem na Romaria de Finados de Juazeiro do Norte-CE”, o projeto de Extensão foi desenvolvido pela professora Nivania Barbosa, do Departamento de Economia da URCA, e pela bolsista de Extensão, Gabriela Guedes. Durante os cinco dias, 420 romeiros foram entrevistados pelas equipes.
O intuito, segundo a coordenadora do projeto, professora Nivania, é identificar os pontos a serem aperfeiçoados nos serviços de hospedagem que servirão para futuras intervenções urbanas na cidade e proporcionar melhor prestação de serviços e atendimento aos romeiros. “Idealizamos esse trabalho dada a importância do grande potencial deste fenômeno como atividade turística e econômica, ao gerar emprego e renda, além de preservar a cultura e a história”, explicou.

Como parte do projeto, será confeccionada uma cartilha que servirá de orientação para deslocamentos dos romeiros na região. O desenvolvimento dos trabalhos contou com recursos das pró-reitorias de Extensão e de Desenvolvimento Universitário da URCA.

Post a Comment