Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (Saaec).
FOTO: TV Verdes Mares
A Câmara Municipal do Crato, no sul do Ceará, aprovou nesta quarta-feira (14), projeto de lei que reajusta a tarifa de água, no município, em mais de 50%. Na cidade, o aumento causou revolta na população. “Eu fico sem água muitas vezes porque a água é pouca na minha rua. Aí agora eu vou pagar 50% mais caro por um serviço que não vou ter?”, questiona a professora Eugênia Duarte.

O aumento na conta de água foi aprovada por 15 dos 19 vereadores do município e o reajuste de 52,1% começa a ser cobrado a partir de janeiro. E poderia ser pior. O projeto original previa aumento de 107%. “Nós apresentamos emendas alterando esse percentual e reduzindo para 52,1%,  percentual que corresponde à inflação do período de 6 anos e mais uma taxa de crescimento”, explica o vereador Amadeu de Freitas (PT).

O serviço de distribuição de água no município é municipalizado. Quem administra é a Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (Saaec). O órgão alega que o aumento é necessário para tentar cobrir a inadimplência dos consumidores que está em 30%. A empresa diz, ainda, que a tarifa atual está defasada em pelo menos 10 anos.           (G1)                 Cariri

Post a Comment