Header Ads

Consumo de água reduziu 12,7% em 2016 comparado a 2014

Balanço da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) aponta que houve uma redução de consumo de 12,7% em 2016 comparado a 2014. O índice relativo a novembro último, comparado com novembro de 2014, é de 14,85%. A informação foi divulgada pelo presidente da Cagece, Neuri Freitas.

Titular da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Francisco Texeira destaca que o número somado à economia da industria chega a 20,8%. “Se nós considerarmos a água ofertada de forma tratada e compararmos com o que a Cagece distribuía em 2014, estamos vivendo com quase 15% a menos de água. Estamos conseguindo sobreviver hoje com 75% menos água em relação a 2014 para agricultura, e com 20% menos para indústria e abastecimento humano na Região Metropolitana”, destacou.

Francisco avalia que a boa gestão da demanda e da oferta de água evitou medidas mais radicais, como o racionamento físico. "Mostra que a sociedade contribuiu, o setor econômico também e a agricultura irrigada está buscando alternativas de fontes hídricas [...] Os agricultores estão buscando outras formas de irrigar, de floração agrícola. E a Cogerh também desenvolveu junto a esses produtores outras formas, como usar água subterrânea dos aluviões, salvando boa parte da lavoura que seria perdida por falta da água superficial do Castanhão", disse ao O POVO.

A população na Região Metropolitana consumiu 11,64 metros cúbicos durante o mês de novembro, o que representa uma queda de 14,85%, conforme o presidente da Cagece, Neuri Freitas. "A gente aguarda posicionamento da Funceme para meados de janeiro e, a partir daí, pensarmos como faremos esse abastecimento de água aqui e na Região Metropolitana", frisa.                   (O Povo)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.