Header Ads

Cresce a doação de órgãos captados no Hospital Regional do Cariri

Em quatro anos da implantação da Organização de
Procura de Órgãos (OPO) Cariri, instalada no Hospital
Regional do Cariri (HRC), registra recorde de captação
de órgãos e tecidos, FOTO: Raquel Oliveira
Em quatro anos da implantação da Organização de Procura de Órgãos (OPO) Cariri, instalada no Hospital Regional do Cariri (HRC), registra recorde de captação de órgãos e tecidos, totalizando 74, no período de janeiro a novembro deste ano.
A OPO Cariri foi instalada no HRC no ano de 2012 e desde então, o número máximo de captações tinha sido 56 em 2015, beneficiando um total de 100 pessoas que aguardava por algum tipo de transplante no Estado do Ceará. Em 2016 já registramos 173 pessoas beneficiadas com a doação de órgãos e tecidos.
A generosidade que se transforma em vida a partir do "SIM" das famílias, acontece no momento que a dor sede espaço ao amor ao próximo.
Em 2016 a OPO captou um total de 4 corações, 9 rins, 11 fígados e 70 córneas. Observa-se um destaque para a instalação do Banco de Olhos no Cariri (BOC) com um crescimento de mais 180% em relação ao mesmo período de 2015, que apresentou um total de 25 captações de janeiro a novembro daquele ano.
O sim das famílias fez com que pela primeira vez o Ceará zerasse a fila de espera de transplante de córneas, em 34 anos do serviço. Desde a implantação da central de Transplantes, em 1998, foram realizados no Estado 8.624 transplantes de córneas, 1.183 somente este ano, até o dia 6 de dezembro.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.