Este ano a tradição dos enfeites natalinos ficou por
conta da iniciativa privada. FOTO: Serena Morais
Em ano de dificuldades financeiras, as decorações nas cidades do Cariri estão mais modestas e a programação cultural mais curta. Em alguns municípios como Barbalha, por exemplo, o Executivo optou por não decorar praças e avenidas. Já em Crato, a alternativa encontrada para não deixar passar o brilho do ano foi reaproveitar objetos utilizados em anos anteriores. Aqueles que desejarem ver algumas praças ornamentadas terão de visitar Juazeiro do Norte, uma das poucas cidades que ainda investiu na compra de itens decorativos de Natal.

Em Barbalha, as casas e estabelecimentos privados não deixam o espírito de natal morrer. “A gente não pode esperar pelo Poder Público. Não é porque as praças não serão ornamentadas que a gente tem que deixar o espírito natalino morrer. Aqui, em Barbalha, as famílias tradicionais gostam de deixar suas casas bem ornamentadas, os estabelecimentos comerciais também capricham na decoração. De um jeito ou de outro, a gente acaba passando essa magia das festas de fim de ano para os visitantes”, afirma a professora.

Para não comprometer o orçamento em Crato, a decoração será reaproveitada. Este ano, o distrito da Ponta da Serra recebeu o presépio gigante para a alegria da comunidade local. “Antes, a Ponta da Serra era esquecida, mas este ano foi diferente. Nós não precisaremos ir até o Seminário ver o presépio porque ele veio até nós. Foi um grande presente para a nossa comunidade, pois este é o maior símbolo do Natal: o nascimento de Jesus Cristo”, conta a dona de casa Raimunda Pereira da Silva.

Em Juazeiro do Norte, a Avenida Padre Cícero e poucas praças do município foram ornamentadas. “Utilizamos algumas luzes de anos anteriores e investimos também em decoração nova para contagiar os juazeirenses com o espírito natalino. Este é o momento em que as famílias se confraternizam, vão as praças para brincar e admirar a beleza do Natal. Nesta época do ano, Juazeiro também recebe muitos visitantes e é importante apresentar uma cidade bonita e decorada”, afirma Silva Lima, secretário municipal da cidade.

Programação Natalina

De 21 a 23 de dezembro haverá programação especial no Terreiro do Pólo Cultural Zé Mundo, no Sítio Cabeceiras, na zona rural de Barbalha. “Nós ofereceremos uma programação bem diversificada e alternativa. Será o Natal popular com apresentações de grupos de reisado, lapinha, autos de natal. No local das apresentações ainda montaremos algumas tendas com comidas típicas. A programação é gratuita e aberta ao público. Toda a comunidade é convidada a participar deste momento conosco”, diz o produtor cultural Francisco Demontiêr.                          (Jornal do Cariri)

Post a Comment