Dom Fernando celebrou sua última missa em
memória do patriarca do sertão, nesta terça-feira,
dia 20. FOTO: Rozelia Costa
Juazeiro do Norte – Em última missa com os romeiros do padre Cícero Romão, o bispo diocesano Dom Fernando agradeceu a missão realizada à frente da Diocese, dirigindo uma palavra especial ao povo devoto do “padim”, a quem chamou de “pai espiritual”.


– Queridos, eu gostaria, nessa celebração, com vocês, nessa Eucaristia, dar graças a Deus pela nossa caminhada de romeiros, aqui, no Juazeiro do Norte, na Diocese de Crato, na nossa região e no mundo inteiro.
Dom Fernando, cuja missão episcopal tinha por prioridade a reabilitação do padre Cícero, há um ano viu, jubiloso e agradecido, a decisão da Igreja de apagar qualquer tipo de oposição à ação do padre. Recordando aquele dia histórico, disse que a devoção do povo que tem o “padim” como santo é tamanha, que comoveu até mesmo o coração do Papa Francisco, em Roma.
O nome dos romeiros do padre Cícero está até no coração do nosso Papa Francisco, que olhou para nós, olhou e compreendeu os nossos anseios e os abençoou e disse que podemos, sim, sempre olhar para o padre Cícero como aquele sacerdote que nos mostra o caminho para chegar a Jesus – disse Dom Fernando, acrescentando:
– Ressalto, mais uma vez, nessa minha última celebração com vocês, também em ação de graça pelo nosso caminho juntos, da nação romeira, eu quero dizer o nosso muito obrigado ao Papa Francisco que reconciliou o padre Cícero com a Igreja Católica.
Despedindo-se dos romeiros, rendeu graças a Deus, desejando a todos votos de abençoado Natal e Ano Novo.
– Agora, queridos, irmãos e irmãs romeiras, celebrando o Natal e o Ano-Novo, que são sempre cheios de bênçãos e de surpresas, confiemos à misericórdia de Deus, que permanece conosco através de Maria. A todos vocês, queridos, o meu abraço. Não vou dizer adeus, e sim até breve, e o meu agradecimento por tudo.
A tradicional missa do dia 20 foi presidida por Dom Gabriel Marchesi, bispo de Floresta Pernambuco, concelebrada por Dom Fernando e Dom Gilberto Pastana.
À noite, na Paróquia de São Francisco das Chagas, também chamada de “Santuário dos Franciscanos”, em Juazeiro do Norte, Dom Fernando celebrou outra missa, junto à Forania II (que compreende as paróquias de Barbalha, Caririaçu e Juazeiro) em ação de graça pelos quinze anos à Frente da Diocese.                                 (Diocese de Crato)                     Cariri

Post a Comment