O Governo do Ceará, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Idosos e as Pessoas com Deficiência do Gabinete do Governador, vem realizando desde ontem (segunda-feira, 05) no Crato, o Curso de Gestão e Sustentabilidade: Repensando as Organizações Não Governamentais das Pessoas com Deficiência. O curso acontecerá até 16 de dezembro na Universidade Regional do Cariri (Urca) e será voltado para representantes de ONGs de pessoas com deficiência, órgãos governamentais e sociedade civil.
A capacitação já foi realizada nas cidades de Fortaleza (3 a 17/11), na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), e em Sobral, no Centro de Educação à Distância do Ceará (CED), de 21 de novembro a dois de dezembro. O curso é realizado de 8h às 17h, com 80 horas/aula. Entre os temas abordados nas oficinas estão os marcos legais da pessoa com deficiência, contextualização de todo o processo histórico da pessoa com deficiência no cenário nacional, gerenciamento de projetos, captação de recursos e elaboração de projetos.
Segundo a coordenadora Especial de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência do Gabinete do Governador, Rebecca Cortez, um projeto com pauta na pessoa com deficiência foi criado na oficina de Fortaleza, foi aperfeiçoado no curso de Sobral e também na capacitação no Crato. “Esse projeto será fruto das três oficinas. No fim vamos receber o projeto e levar a demanda para o Governo. É muito importante esse momento porque é um esforço coletivo e as pessoas estão pondo em prática todo o aprendizado da oficina. É importante para que eles adquiram o conhecimento, se capacitem e se tornem protagonistas do processo de inclusão”, pontuou Rebecca.
A assistente social Cleide Barbosa, voluntária do Instituto Transformar (INTRA), ONG que milita na defesa dos direitos das pessoas surdas do Cariri, considera muito importante que a capacitação seja realizada na Região do Cariri. “Aqui não temos tantas pessoas capacitadas e envolvidas dentro das ONGs para captação de recursos. O curso veio suprir nesse momento todas as necessidades que nós que estamos dentro da ONGs. Precisávamos desse curso para começar na atuação de captar recursos”, destacou. Ela ainda ressaltou a importância do contato das ONGs com a Coordenadoria. “Foi muito importante ter esse contato direto com a Coordenadoria, poder contar com esse assessoramento. Nós sentimos que o Estado veio até nós. Não precisamos sair daqui do Cariri, o Estado veio até a gente através da Coordenadoria”, completou.
A Coordenadoria também realizou, em 2016, o Curso Básico de Capacitação na Língua Brasileira de Sinais (Libras). E, em 2017, estão previstas mais 10 oficinas de capacitação para criação e fortalecimento dos Conselhos Municipais de Direitos das Pessoas com Deficiência, além da realização de mais um Curso Básico de Capacitação na Língua Brasileira de Sinais (Libras), previsto para o primeiro semestre do próximo ano, também na Região do Cariri.

Post a Comment