Devido a construção dos dois viadutos, os quais cruzam
a linha férrea na Avenida Paulo Maia, as atividades do
Metro do Cariri foram interrompidas. FOTO: TV DN
Juazeiro do Norte. As obras da construção do Anel Viário, também chamada de Avenida do Contorno, chegam a fase final em ritmo acelerado. Com investimento superior a R$ 48 milhões, oriundos do Governo do Estado, por meio do Banco Mundial (Bird), a edificação tem como principal objetivo desafogar o intenso tráfego em Juazeiro, além de possibilitar, ao condutor, uma alternativa que não seja a Avenida Padre Cícero, via que dá acesso ao município cratense e a região Centro-Sul do Estado.
Atualmente são mais de 230 trabalhadores e cerca de 60 máquinas em operação, no entanto, o número não é linear, conforme ressalta a Secretaria das Cidades do Estado. “Estes números variam de acordo com os serviços a serem executados no momento, podendo acrescer ou diminuir, conforme for a demanda”. Devido a construção dos dois viadutos, os quais cruzam a linha férrea na Avenida Paulo Maia, as atividades do Metro do Cariri foram interrompidas.

A expectativa é de que, com a conclusão do anel viário, problemas relacionados ao tráfego sejam minimizados. Juazeiro conta atualmente com uma frota superior a 100 mil veículos, conforme dados do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e mais de 220 transportes alternativos – vans e ônibus – segundo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). Em época de romarias, cresce o número de caminhões e ônibus e o fluxo se intensifica, causando congestionamentos ainda maiores nas artérias centrais.
A ideia é disponibilizar uma rota alternativa que circule por fora do perímetro central. Contudo, para contemplar não somente a área central de Juazeiro, o Anel Viário têm ramificações em dois pontos estratégicos do município: na Avenida Padre Cícero, via de acesso para quem vem do Crato, e a Rodovia Padre Cícero, que dá acesso, por exemplo, a capital do Estado.
Fique por dentro
Ao fim da construção da Avenida do Contorno, serão 8,56 km de pista dupla, perfazendo um total de 17,12 km de rodovia simples. O projeto prevê, para cada rolamento, sete metros de largura, com canteiro central, bueiros, ciclovias, passeios acessíveis, iluminação, drenagem, construção de dois viadutos e sinalizações horizontal e vertical.  
   (Blog Diário Cariri)

Post a Comment