A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizou, nesta terça-feira, reunião na Universidade Regional do Cariri (URCA), instituição que vai sediar a reunião da Sociedade no próximo ano, de 2 a 6 de maio. Na ocasião, estiveram reunidas todas as instituições de ensino superior da região, privadas e públicas, e institutos estadual, federal e privado, para tratar das parcerias a serem efetivadas para a mobilização e participação durante o evento, que irá atrair um público de docentes, estudantes, pesquisadores e os maiores palestrantes sobre os temas propostos do Brasil. Serão cerca de 4 mil pessoas.
A reunião contou com os representantes da Centro Universitário Leão Sampaio (Unileão), Estácio FMJ, Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN), Faculdade Paraíso (FAP), URCA, Universidade Federal do Cariri (UFCA), Instituto Federal do Ceará (IFCE), Instituto Dom José (IDJ), Instituto Centro de Ensino Tecnológico (FATEC), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A presidente da SBPC, Helena Nader, destacou a importância da mobilização e apresentou aos participantes o histórico da sociedade e o seu papel, além de todos o processo de organização já em andamento para a realização da reunião anual, com a inserção das instituições públicas e privadas.

Além disso, ela destacou a expansão do ensino privado no Brasil e necessidade de se promover de forma contínua a qualidade das instituições. O Reitor em Exercício da URCA, Professor Francisco do ‘O de Lia Júnior, ressaltou a necessidade de se criar as comissões o quanto antes, para demandar as atividades, já que o evento se realiza em maio do próximo ano. Esse trabalho, segundo ele, deve contar com as parcerias das universidades, incluindo os alunos e professores,

Questões relacionadas às diversas comissões que serão montadas para organização do evento, a exemplo da infraestrutura, cultura, SBPC jovem, mirim, divulgação, científica, entre outras, foram previamente citadas. As temáticas a serem trabalhadas serão pautadas no território, biodiversidade, cultura, ciência pelo desenvolvimento. Os temas relacionados à água, biotecnologia, marco regulatório da ciência e tecnologia e a biodiversidade contarão as maiores autoridades no assunto, presentes no Cariri para participarem dos debates acerca dessas realidades no Brasil e no mundo.

A programação científica é composta por simpósios, conferências, encontros, sessões especiais, e sessões de pôsteres. Durante a reunião anual acontece eventos paralelos, como a SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia) e a SBPC Cultural, com apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à cultura.

A presidente da SBPC ainda destacou a sua visita a locais como a Lira Nordestina e Centro de Cultura Popular Mestre Noza. Ela afirma ter ficado emocionada com a visita que fez ao Horto, local onde se encontra a imagem de uma das grandes personalidades históricas do Brasil, Padre Cícero Romão Batista.           (Assessoria de Comunicação)

Post a Comment