Os municípios de Crato e Juazeiro do Norte terão redução de 17 bancários no quadro de funcionários do Banco do Brasil. A medida é resultado da reestruturação anunciada pelo BB, que lançou plano de aposentadoria incentivada e ampliará o atendimento digital por todo o país. Na última semana, o Sindicato dos Bancários do Cariri (SEEB), que contesta as mudanças, organizou manifestos nas agências do Crajubar para levar à população o conhecimento sobre a situação.

A concentração, que ocorreu em Crato e Juazeiro do Norte, apresentou aos clientes, por meio de carta aberta, os problemas que as novas medidas resultarão. “A população, que já perdia horas e horas em uma fila, vai dobrar seu tempo dentro dos bancos porque os colegas não vão ser suficientes para atender as demandas dos clientes”, informou Erivanda Medeiros, diretora do SEEB Cariri.

Entre as medidas anunciadas pelo BB em todo o país, estão o fechamento de 402 agências e 31 superintendências regionais e a transição de outras 379 agências para postos de atendimento bancário. Com redução de 9,3 mil vagas trabalho pelo Brasil, ainda há proposta de redução na jornada de trabalho para parte dos funcionários.

Pedro Veras, bancário há 34 anos, é um dos que se despede do banco após 18 anos de serviços prestados somente à agência de Crato. “Nós, do Banco do Brasil, que éramos aptos a se aposentarem, nos aposentamos. E o BB não vai repor essa quantidade, provocando impacto bastante negativo no atendimento das agências , não só do Cariri, mas de todo o país”, explica, enfatizando que o ato de ir às ruas se dá em busca de direitos contra o fechamento de agências, redução de quadro e o que acredita ser uma desestruturação. Sem precisão de acontecer, a realização de novos concursos, de acordo com Paulo Caffarelli, presidente do Banco do Brasil, vai depender da adesão ao programa de aposentadoria incentivada.                                     (Jornal do Cariri)

Post a Comment