Após cinco anos com chuvas abaixo da média, a quadra chuvosa do Ceará será dentro da média histórica . O prognóstico relativo aos três primeiros meses da quadra de 2017 (fevereiro, março e abril) foi divulgado nesta quarta-feira (18) pelo presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio.
Segundo a previsão, há 40% de possibilidades de as precipitações serem dentro da média; 30% abaixo da média e 30% de chover acima da média. Em fevereiro, a Funceme elabora e divulgará novo prognóstico fazendo referência aos meses de março, abril e maio. 
No entanto,  a situação não é confortável, sobretudo, porque não deve haver recarga suficiente dos reservatórios do Ceará, para compensar a longa estiagem que atinge o Estado.
Workshop 
A previsão foi elaborada durante o XIX Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, realizado nos dias 16 e 17 de janeiro de 2017, na sede da Funceme. 
Participam do Workshop pesquisadores da Funceme, de agências meteorológicas de outros estados do Nordeste, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) e de agências internacionais, além da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade Federal do Ceará (UFC).
(Diário do Nordeste)                              Principal

Post a Comment