Céu ficou nublado em alguns dias mas
a chuva não veio. FOTO: André Costa
Juazeiro do Norte. As chuvas perderam intensidade no Cariri após a última semana ter sido marcada por intensas precipitações que banharam várias cidades da região. Neste município, por exemplo, choveu três dias seguidos, o que não acontecei desde março do ano passado, conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Entre os dias 17 e 19, o órgão registrou a soma de 79 milímetros em Juazeiro. Agora, a cidade já acumula quatro dias sem precipitações. Já na cidade de Várzea Alegre, o registro de 100 milímetros na zona rural na na terça (17) passada foi o último de grande intensidade no município.
A explicação para a ausência de chuvas na região é devido ao distanciamento de um vórtice ciclônico que, na semana passada, estava sobre a região. Esse fenômeno, segundo o meteorologista da Funceme, Raul Fritz, que influencia na incidência de chuvas, é “instável e desloca com facilidade”.
Precipitações
Nas últimas 24 horas, no entanto, o órgão registrou pluviosidade e 10 municípios do Cariri. No Estado, ao todo, foram 76 cidades banhadas. O maior volume estadual foi apontado em Acopiara (76 mm), no Centro-Sul cearense, seguido por Senador Sá (57.6 mm) e Morada Nova (42.6 mm). No Cariri, a maior intensidade foi verificada no Baixio, com 30 milímetros.                  (Blog Diário Cariri)

Post a Comment