Diplomação de prefeita e vice-prefeito de
Tarrafas EM 2013. 
FOTO: Thirley Martins
Enquanto a grande maioria dos municípios brasileiros enfrentam problemas na transição de gestão, em Tarrafas, no Cariri Oeste do Ceará, o prefeito eleito, Tertuliano Candido Martins de Araújo, mais conhecido como Taiano, terá um início de gestão tranquilo, pois a ex-prefeita, Girleuda Mathias lhe passou o comando do município com todas as contas e pagamentos em dia, além de cerca de 700 mil reais em caixa. Os servidores públicos municipais de Tarrafas, receberam em dezembro, os pagamentos referentes a outubro, novembro e dezembro e décimo terceiro salário. Todos os fornecedores estão também com seus pagamentos quitados, além do fato de que o município, apesar da crise, caminha bem em todos os setores. A soma de todos com compromissos pagos foi de 1,3 milhão de reais. Dos 700 mil que a ex-prefeita deixou em caixa, 300 mil são de recursos com destinação específica, e 400 mil de aplicação livre. O montante é proveniente da repatriação e outros recursos. Taiano foi o candidato apoiado por Girleuda Mathias. É um jovem prefeito, de 27 anos, e pretende dar continuidade ao trabalho da ex-prefeita, contando com seu apoio e com uma relação harmoniosa com o poder legislativo, a qual detém a maioria, com o apoio de seis dos onze vereadores.

Girleuda Mathias, comandou o município de Tarrafas por apenas três anos, pois lá teve eleições suplementares, em 2013. Pegou o município com grandes problemas: além das dívidas com servidores e fornecedores, serviços básicos comprometidos, seu maior desafio foi governar sem poder receber recursos do Governo por causa da inadimplência com o INSS, que gerou um bloqueio de diversas fontes de recursos. A dívida ainda está ativa, por ser de valor muito elevado, de modo que essa herança ainda será um empecilho no Governo Taiano.

Porém, mesmo com o agravante acima exposto, Girleuda demonstrou um enorme equilíbrio, e conseguiu realizar verdadeiros milagres, realizando uma boa administração e demonstrando grande poder de superação e gerenciamento, mesmo em tempos de crise acentuada a nível de país. Usando recursos próprios do município, a ex-gestora deixou o hospital reformado e todo equipado, as equipes do PSF completas e em pleno funcionamento, diversos programas educacionais e sociais em funcionamento, além de uma importante obra em andamento, a construção de uma Unidade Básica de Saúde na sede do município. Também foram entregues às comunidades de Ipueiras e Vila Nova, duas escolas recém construídas com recurso federal específico da educação, além de mais um posto de saúde. No tocante ao combate às consequências da seca, ela disse que foram realizados diversas perfurações de poços, construção de barreiros e outras medidas, como benefícios e programas voltados para a agricultura. Em infraestrutura também realizou, com recursos do município, a ampliação e reforma de uma importante escola pública municipal na sede, calçamentos e reforma de outras unidades administrativas.

Girleuda tem orgulho de ter conseguido exercer um mandato eficiente, mas carrega a frustração de não ter podido realizar um sonho, que era trazer algum tipo de indústria para gerar mais emprego e renda no município, mas disse que espera ver esse sonho ainda realizado, mesmo que seja através de outro gestor. Ela se compromete em dar apoio incondicional ao novo prefeito, ajudando-o no que for preciso. 

O novo prefeito, Taiano, disse que fará uma administração nos mesmos moldes da administração de Girleuda, voltada para o povo, com responsabilidade e preocupada em não acumular problemas futuros. Taiano quer construir uma administração que seja exemplo dentro do Estado, cumprindo compromissos em dia, valorizando os servidores públicos mantendo inclusive os pagamentos em dia, valorizando todos. Como liderança jovem, pretende fortalecer as áreas ligadas à juventude, como o esporte, a cultura e o lazer.  Disse estar disposto as melhorar ainda mais os índices de saúde e educação, pois fará uma gestão com foco na qualidade de vida dos seus munícipes. "Darei o melhor de mim, em buscar recursos para fortalecer os programas, melhorar ainda mais a infra-estrutura e trazer mais desenvolvimento para o nosso município. Nos próximos dias já teremos uma reunião com o Secretário de Governo, Fernando Santana, com este fim. Sou grato por cada um dos 3.182 votos que recebi, pela confiança do povo e pelo apoio das lideranças e amigos".

(Jornalista Amaury Alencar)                            Política Principal

Post a Comment