Com o apoio da Secretaria de Cultura do Crato, aconteceu nesta quarta-feira, 25, a 103° edição da Festa da Santa Cruz da Baixa Rasa. A tradicional cavalgada em comemoração à fé do vaqueiro que perdeu-se na Serra do Araripe, e ali foi enterrado, reuniu mais de 500 cavaleiros e, ao todo, cerca 2 mil fiéis e simpatizantes, segundo a organização da festa. Para acontecer, o evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal do Crato, IBAMA, DEMUTRAM, Polícia Militar e as guardas Municipal e Florestal.

A concentração da Festa da Santa Cruz da Baixa aconteceu pela manhã, como de costume, em frente à capela do Lameiro. De lá, os fiéis de carro, a pé e a cavalo percorreram 6km de subida asfaltada e outros 3km por dentro da Floresta do Araripe, onde o trajeto, com exceção dos cavaleiros, foi feito a pé. O cortejo contou com grande número de cavaleiros, e esteve representando o poder público municipal os secretários de Cultura, Wilton Dedê, de Administração, Luís Carlos Saraiva, Meio Ambiente, Brito Junior, Agricultura, Zilcelio Alves, e o secretário adjunto da chefia de Gabinete, Felipe Correia.

Para um dos principais organizadores da festa, Wilson do Rosto, a festa é uma grande data para a cultura cratense. “Eu amo essa cidade e a gente faz essa festa por amor. Isso não pode acabar nunca”, disse ele. Segundo o secretário de Cultura do Município do Crato, comemorações tradicionais como a Festa da Santa Cruz da Baixa Rasa precisam ser preservadas, “a festa já está carimbada no imaginário popular e enriquece a identidade cultural da região”, disse ele.
Após a tradicional missa em homenagem a fé do vaqueiro que morreu de sede e fome na Serra do Araripe, se apresentaram na Baixa Rasa os grupos de cultura de tradição popular Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, a Lapinha da Mestra Zulene Galdino, a Quadrilha Arraiá dos Nordestinos e o Coco da Sociedade Cratense de Auxílio aos Necessitados (SCAN).


 Prefeito do Crato participa de encontro da APRECE


O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, está em Fortaleza participando do VI Seminário de Novos Gestores Municipais da  Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE). O evento teve início ontem indo até hoje na Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro.

O Seminário de Novos Gestores que tem como temática uma Gestão Transparente e de Qualidade destina-se a prefeitos (as), vice-prefeitos (as), eleitos (as) e reeleitos (as), secretários (as), agentes políticos de todas as esferas administrativas, parceiros e prestadores de serviços que fortalecem a administração em âmbito municipal. Tem como objetivo atualizar o conhecimento dos agentes públicos e atores sociais, envolvidos na execução, acompanhamento e fiscalização das políticas públicas municipais, promovendo a integração e socialização dos novos gestores do Estado do Ceará.

Ontem, (quarta-feira, 25) foram debatidos assuntos como a otimização de processos de gestão na área pública, orientações sobre políticas educacionais, controle e transparência na gestão municipal entre outras questões. Hoje, serão abordados temas relacionados a criatividade e eficiência na administração pública municipal, bem como organização fiscal e financeira para uma gestão municipal eficaz.

Há menos de um mês na administração do Município do Crato, o Prefeito Zé Ailton Brasil não tem medido esforços no que diz respeito a cuidar da melhoria da qualidade de vida da população e da cidade como um todo.

Limpeza pública, projetos de arborização, planejamento de revitalização do centro comercial do Crato, plano de reorganização na saúde, educação e assistência social.  “Muito tem a ser feito, os resultados irão surgir, pois o trabalho já foi iniciado e o que queremos é o progresso de nossa cidade. Juntos, o poder público e a população tem a força necessária para promover o desenvolvimento do Crato”, afirma Zé Ailton.

(Assessoria de Comunicação)                         Cariri

Post a Comment