Header Ads

Prefeito Arnon Bezerra lança Programa de Aração de Terras 2017 para Juazeiro do Norte

Terreno arado para plantação
Com a finalidade de potencializar a produção agrícola em Juazeiro do Norte, a Prefeitura Municipal irá lançar o Programa de Aração de Terras (PAT 2017), na quadra da Vila São Gonçalo, neste sábado, às 8 horas. O evento será lançado, pelo Prefeito Municipal, Arnon Bezerra. Serão mais de cinco máquinas disponibilizadas para preparar mais de 1.300 tarefas voltadas ao plantio das diversas culturas, nesta quadra invernosa.

Com um custo que leva em conta a economicidade e o maior número de áreas beneficiadas, o projeto que já estará em ação a partir do seu lançamento, beneficia mais de 400 famílias. O Programa irá beneficiar diretamente o agricultor familiar. Durante o lançamento do PAT, acontece a abertura dos trabalhos para início do processo de Cadastro Ambiental Rural – CAR. Com pessoas capacitadas para esta finalidade, esse trabalho irá contribuir para o levantamento de um diagnóstico, direcionado à realidade do produtor rural juazeirense. O Prefeito de Juazeiro do Norte ainda convida a todos os juazeirenses, para vivenciarem esse importante momento.

Iniciado Plano de Ação para fortalecimento e organização da romaria

Com o intuito de fortalecer e possibilitar maior organização das romarias de Juazeiro do Norte, foi realizada, na manhã desta quinta-feira, 12, o lançamento do Plano de Ação para a Romaria de Nossa Senhora das Candeias, pela Secretaria de Turismo e Romaria do Município. A festa acontece de 29 de janeiro e 2 de fevereiro e reúne cerca de 250 mil romeiros, de estados nordestinos. Se configura como uma das mais importantes celebrações religiosas em louvor à santa no Brasil. A reunião, que aconteceu no Círculo Operário São José, tratou de assuntos relacionados às ações integradas com demais secretarias do Município.

Na ocasião, estiveram presentes os secretários de Desenvolvimento Social, Educação, Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte, Cultura, Agricultura, e representações das outras secretarias. O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e da Guarda Civil foram representados, além da Polícia Civil e Polícia Militar, e outras entidades como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Diversos aspectos relacionados à romaria, considerados problemas antigos, foram abordados, a exemplo do trânsito, comércio de alimentos nas ruas, presença de ambulantes prejudicando o fluxo de veículos e pedestres e o atendimento ao romeiro. O Secretário de Turismo e Romaria, José Bezerra Feitosa Júnior, destacou outra questão, que é a problemática da mobilidade urbana. “Precisamos pensar em estratégias para bem acolher os romeiros, com estruturas permanentes, e isso envolve uma mobilidade urbana eficaz”, afirmou.

Ele destacou ainda que sabe o quanto isto é um problema para a cidade, mas que acredita em melhorias. O Secretário Junior Feitosa, afirmou que ainda é preciso definir os espaços para as barracas e camelôs, de forma que não obstrua as vias de acesso, como vinha acontecendo nas últimas romarias, principalmente no entorno da Basílica de Nossa Senhora das Dores.

Capacitação

Por conta da constante presença dos romeiros nos últimos dias em Juazeiro do Norte, que também irão participar das festividades alusivas aos 100 anos da Basílica de Nossa Senhora das Dores, de 15 a 20 de janeiro, tem sido reivindicada pela igreja uma infraestrutura permanente de atendimento ao romeiro. O secretário destacou que é sido uma das grandes preocupações do Governo Arnon Bezerra, que tem tido um empenho em melhorar as condições de acolhida ao romeiro.

“Esperamos, junto à Prefeitura de Juazeiro do Norte e à CDL, fazer uma campanha para criarmos ferramentas para acolher melhor esses romeiros. Bem tratados, eles retornarão à nossa cidade”, disse o Secretário Júnior Feitosa. O Secretário de Cultura, Alemberg Quindins, garantiu a participação da Banda Municipal para a Romaria de Nossa Senhora das Candeias e disse que pretende trazer grupos da tradição popular para se apresentarem durante o festejo.  Os serviços de segurança serão fortalecidos, com importante apoio dos efetivos da Guarda Municipal e da Polícia Militar, que contarão com um reforço vindo da Capital do Estado, no intuito de ampliar a segurança para a Romaria de Candeias.

Secretária de Educação reúne professores que atuam junto a Crede 19

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte realizou, na manhã desta quinta-feira. 12, reunião com professores que têm vínculo com o município e no momento estão ocupando cargos na área de gestão em escolas da CREDE 19, mediante convênio anteriormente firmado entre Município e Estado.

 “Nos reunimos com esses professores na Secretaria de Educação, juntamente com nossa equipe de RH, para darmos nossos votos de boas-vindas. Aproveitamos para socializamos com eles a meta atual da gestão do prefeito Dr. Arnon Bezerra, que traz uma política propositiva, interativa e integrativa”, afirmou a Secretária de Educação de Juazeiro do Norte, Maria Loureto de Lima.

Durante a reunião, foi informado aos professores que o convênio será mantido, pois existe uma parceria bem aprofundada e uma importante colaboração mútua entre as equipes da Secretaria de Educação e a Crede 19, que justifica a manutenção do convênio.

Aos professores participantes foi solicitado que representem bem o Município, no desempenho de suas funções, mesmo atuando junto ao Governo do Estado, no sentido de se resgatar a confiança e os valores que são pertinente à Educação. “Vai ser papel de cada um que tem vínculo com a Secretaria de Educação, defender e aclamar o município, colaborando para que a educação retome o seu lugar de muito valor, muito destaque e estima pela comunidade”, ressaltou Maria Loureto de Lima.                                (Assessoria de Comunicação)                                             Cariri

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.