Header Ads

Primeiros 19 dias do ano registram o dobro de raios em relação a 2016

A cidade de Sobral recebeu 941
descargas elétricas. FOTO: Wellington Macêdo
Em média, 179 raios caíram por dia no Estado em um período que vai de 1º a 19 de janeiro deste ano. Ao todo, neste ano, foram 3.406 descargas elétricas, o dobro da incidência registrada no mesmo período de 2016. O dado é do Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas, da Enel Distribuição Ceará (antiga Coelce).

Segundo a mesma estatística, Granja, no Litoral Norte do Estado, é o município que mais registrou raios: 426. É mais que o dobro do segundo colocado, Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba, que registrou 154. Em seguida, vem Araripe, no Cariri, com 139 raios. Fortaleza ainda não registrou a queda de raios no ano.

Granja foi o município em que mais raios caíram no Estado em 2016: foram 1291. Em seguida, vieram Santa Quitéria (946) e Sobral (941). Em 2016, foram registrados 22.596 raios no Ceará. 

Conheça recomendações da Enel para se proteger durante uma tempestade de raios

— Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
— Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
— Evitar consertos de instalações elétricas;
— Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.
— Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
— Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

Serviço

As estatísticas com o número de raios no Estado podem ser observadas através do Sistema de Monitoramento de Raios.                  (O Povo)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.