A reunião aconteceu na Reitoria da UFCA
A Universidade Regional do Cariri (URCA) realizou reuniões de parceria em Crato e Juazeiro do Norte para a reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que irá acontecer este ano, no Cariri. O evento será de 2 a 6 de maio.

O Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (SECITECE), Inácio Arruda, esteve na região, com a finalidade de participar dos encontros com os prefeitos das cidades de Crato e Juazeiro do Norte, juntamente com os reitores da URCA e Universidade Federal do Cariri (UFCA) e diretores de institutos, para tratar de apoio para a realização do evento, que deverá reunir mais de 6 mil pessoas.


Em Juazeiro do Norte, foram apresentadas as primeiras resoluções já relacionadas à regional da SBPC, que começa a formar as primeiras comissões para a organização do evento e em breve estará lançando a programação oficial. O Reitor da URCA, professor Patrício Melo, destacou os apoios iniciais das instituições de fomento de pesquisa, porém ressaltou a necessidade imprescindível de parceria com os municípios da Região.


O Secretário da SECITECE ressaltou importantes benefícios que poderão ser gerados, a partir da realização de um evento do porte da regional da SBPC, no Cariri, atualmente com nove instituições de ensino superior e os institutos, que estarão envolvidos no evento. Estarão reunidos no Cariri grandes nomes da pesquisa nacional, além de professores e estudantes de vários estados brasileiros. “É um evento que vai mobilizar muita gente e que terá uma importância para o fomento do desenvolvimento tecnológico e para a economia local, porque grandes empresas da área de tecnologia do País estarão na região”, disse Inácio Arruda.


A reunião ocorrida na Reitoria da UFCA, em Juazeiro do Norte, contou com a presença do prefeito da cidade, Arnon Bezerra, e em Crato, na prefeitura, esteve o prefeito José Ailton Brasil. Os prefeitos se prontificaram em dar apoio para a realização da reunião regional da SBPC e ressaltaram a conquista desse evento para o Cariri.


Na ocasião, a diretora do Instituto de Pesquisa do Cariri (Ipesc), Professora Fátima Pinho, realizou apresentação sobre o V Simpósio Internacional do Padre Cícero, que este ano terá como tema: Reconciliação... E agora?., e será realizado em Juazeiro do Norte, pela Universidade Regional do Cariri.

(Assessoria da Urca)

Post a Comment