A vacina quadrivalente contra HPV começou a ser distribuída, para meninos de 12 e 13 anos. A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, através da Coordenação de Imunização, tratou de enviá-las para as salas de vacina do Município, com a finalidade de imunizar cerca de 8 mil adolescentes. A vacina já está disponível nos postos de saúde reestruturados, no Hospital Maria Amélia, Hospital Tasso Jereissati e no Centro de Dermatologia, onde funciona o setor de imunização.
Antes, a vacina contra o vírus HPV só estava disponível para meninas. Para este ano, além da ampliação para os meninos, houve também a modificação na faixa etária para as adolescentes. Meninas de 9 a 14 anos devem tomar as duas doses da vacina para garantir a imunização. Outro detalhe importante, é que para as pessoas com vírus HIV positivo, a faixa etária é mais ampla, de 9 a 26 anos.
Segundo a Coordenadora de imunização, Márcia Rejane, o motivo pelo qual a vacina agora está disponível também para os meninos é que “o vírus HPV é de fácil transmissão, e infelizmente é considerado um problema de saúde pública. 70% dos casos de câncer de colo de útero estão associados ao vírus. Além de 90% dos casos de câncer de pênis, de boca e de orofaringe. Como esses casos estavam aumentando, o Ministério viu a necessidade de começar a vacinar os adolescentes, “ afirma.
Além desta, outra vacina também foi incluída no calendário de vacinação permanente dos adolescentes: a Meningocócica, que está disponível para meninos e meninas, na faixa etária de 12 e 13 anos. Márcia pediu ainda a colaboração dos pais, para que levem os filhos para serem imunizados, e ressaltou ser importante que o adolescente receba a vacina na faixa etária correta e que seja as duas doses, como preconiza o programa nacional de imunização.Com isso, a imunização acontece de forma mais eficaz. 

Cariri

Post a Comment