O Ministério Público Estadual realizou audiência com o Secretário de Turismo e Romaria (SETUR), Junior Feitosa, a Secretária de Infraestrutura (SEINFRA), Gizele Menezes, e o Vice-Prefeito e Secretário Interino de Segurança Pública e Cidadania (SESP), Giovanni Sampaio, para tratar da situação de estacionamento do Centro de apoio aos romeiros, equipamento municipal que se encontrava em estado de depredação até a Romaria de Nossa Senhora das Candeias, que aconteceu de 29 a 2 de fevereiro.


Também estiveram presentes representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP), Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e o Comandante da Guarda Civil Municipal, José Claudio Belarmino.

Considerando a mudança de gestão e o trabalho realizado durante a romaria de Candeias, com a reativação do estacionamento para embarque e desembarque dos motoristas de ônibus que trazem romeiros de diversas cidades do Nordeste, o Promotor de Justiça, Francisco das Chagas, convocou a reunião para definir o destino do equipamento. A finalidade é organizar o tráfego dos romeiros nas proximidades da Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores.

O problema maior, segundo o Secretário Interino de Segurança Pública e Cidadania, Giovanni Sampaio, é o vandalismo que acontece durante o período fora da romaria. Segundo ele, o efetivo de guardas municipais não cobre todos os equipamentos públicos da cidade. “Precisamos analisar bem essa situação de forma que não prejudique os motoristas que estacionam no local. O ideal é que o equipamento continue funcionando com a finalidade para que foi construído, mas com a segurança de que continuará em perfeito estado de uso. Uma alternativa seria instalar um sensor de segurança com alarmes, mas precisamos avaliar se é viável”, afirma o Secretário.

O Secretário de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa, enfatizou a importância do equipamento durante o período de romaria. “Os principais beneficiados são os visitantes, que veem a cidade organizada. Com uma pequena organização já percebemos a satisfação dos motoristas que antes precisavam pagar caro em estacionamentos privados. Se o estacionamento for revitalizado, Juazeiro do Norte só tem a ganhar”, avalia.

Para uma definição do destino do equipamento, a SETUR, SEINFRA e SESP ficaram de elaborar um projeto com proposta de revitalização. O prazo para a entrega é de dois meses.  


Nomeada nova presidente da Fundação Memorial Padre Cícero

O Secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Alemberg Quindins, apresentou a historiadora Cristina Holanda, como a nova Presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, aos servidores que atuam naquela casa. Ela tomou posse na manhã dessa terça-feira, em reunião na sede do equipamento.

Cristina Holanda tem um trabalho de vários anos, voltado para o estudo e organização de Museus. Foi diretora do Museu do Ceará, atuou na Secretaria de Cultura do Estado e, mais recentemente, como consultora do Programa Pontos de Memória do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), em Brasília.

O nome da nova Presidente, segundo o Secretário Alemberg Quindins, foi apresentado a um grupo de acadêmicos, estudiosos e historiadores de Juazeiro do Norte. Eles aprovaram sua indicação, que partiu de critérios técnicos, para conduzir os rumos do Memorial pelos próximos quatro anos. Ele afirma que Cristina Holanda, por sua experiência, deve contribuir para a realização dos projetos que a Gestão Municipal tem para o Memorial Padre Cícero. Entre eles, a criação de um Plano Museológico para que a entidade possa se inscrever em editais públicos que contemplem museus, com recursos financeiros e outras ações.

O Memorial Padre Cícero deverá ainda desenvolver trabalhos paralelos com a Biblioteca Pública Municipal. Devido o acervo disponível no local ser destinado aos pesquisadores que estudam a história de Juazeiro do Norte com mais profundidade, essa biblioteca passará por processos de reorganização para que ela seja usada adequadamente.

O Memorial Padre Cícero pode ainda se tornar uma sala de visitas para autoridades e pesquisadores que visitam Juazeiro do Norte. “Para isso, precisamos estar bem preparados, sempre aprendendo coisas novas sobre o museu e sobre a cidade. Podemos  fazer desse lugar um projeto de crescimento pessoal. Então, vamos começar a capacitar as pessoas que trabalham aqui para, futuramente, estarmos prontos para atuar como capacitadores de outros museus da região”, comenta o Secretário de Cultura.

Cristina Holanda afirma que pela importância do Memorial Padre Cícero, as elaborações das metas de trabalho deverão ser feitas com a participação de toda equipe. Ainda com relação ao Plano Museológico, que hoje em dia, segundo o estatuto que rege esse tipo de entidade, é um documento obrigatório para todos os museus, o critério é o mesmo: “Não trouxe nada pronto. Nossa meta é construirmos um plano museológico para o Memorial de forma participativa, com a equipe de trabalho e a comunidade”, ressalta a Presidente.


Hemoce realizará campanha de coleta de sangue durante o carnaval

Em parceria com a Secretaria de Esporte, Juventude e Cultura (Sejuc), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) realizará uma campanha de coleta de sangue nos dias 27 e 28 de fevereiro, das 8h às 16h, no Ginásio Poliesportivo de Juazeiro do Norte.
Nesse mesmo período, nas dependências do Ginásio, estará acontecendo um retiro promovido pela Comunidade Católica Shalom, o Renascer Cariri. Com o bom número de pessoas que estarão durante esse período no local e pelo aumento da demanda nessa época do ano, o Hemoce aproveitou o momento para abastecer o banco de sangue. Foi firmado o interesse do Hemoce e da Sejuc, em fechar parceria para outros eventos após o carnaval no intuito de aumentar o número de campanhas de coleta de sangue, nos eventos realizados no Ginásio. Como muita gente utiliza o local para a prática esportiva, a Sejuc quer que essas pessoas além atletas, sejam doadoras.

Para ser doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado (evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem à doação) e, após descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas), pesar acima de 50kg, ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, apresentar documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial, sendo aceita fotocópia autenticada do documento, desde que as fotos e inscrições estejam legíveis e as imagens permitam a identificação do portador. Documentos aceitos: carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, carteira de identidade profissional reservista ou passaporte.


Estádio Romeirão receberá melhorias

A Secretaria de Esporte Juventude e Cultura (SEJUC), com o intuito de melhorar ainda mais os espetáculos que acontecem no Estádio Municipal Mauro Sampaio, O Romeirão, e atendendo algumas exigências do Ministério Público, já realiza o processo de licitação para a compra de materiais e garantir reforma. Equipamentos de iluminação, câmeras para monitoramento do estádio e módulo gerador de energia já estão sendo licitados. Estas foram algumas das exigências apresentadas pelo Ministério Público, com o intuito de dar mais segurança, qualidade e conforto aos envolvidos nos eventos que são realizados no Romeirão. Agora é só aguardar o fim dos trâmites legais para as melhorias serem executadas.


Demutran orienta usuários e taxistas

O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Juazeiro do Norte orienta taxistas e usuários deste serviço, que procurem utilizar o taxímetro. Baseado na Lei Nacional 12468/2011, artigo 8º, que obriga os taxistas a usarem o taxímetro em cidades com mais de 50 mil habitantes, os taxistas que não estiverem obedecendo à lei estão passivos de punição.

Os usuários que se sentirem lesados, pelo não uso do taxímetro e pelo preço cobrado pela corrida, devem se dirigir à sede do Demutran e procurar o Setor de Transportes, com uma denúncia formal com informações do motorista e veículo, número de cadastro. Um levantamento será feito, o motorista será chamado para apuração dos fatos, e se comprovada a denúncia, o motorista será punido.

Outro ponto que tanto os taxistas como os mototaxistas devem ficar atentos é a renovação do alvará de serviço. A expedição dos alvarás de serviço vai até o dia 31 de março. Até lá, o Demutran espera realizar a vistoria em todos os veículos que realizam essa atividade. A partir do dia primeiro de abril, os taxistas e mototaxistas devem estar com o novo alvará e com os veículos padronizados, segundo o que diz a lei municipal 3742/2010. Para taxistas o veículo na cor branca e mototaxistas, veículos na cor laranja. Quem não estiver legalizado, estará passivo de punição e podem ter os serviços suspensos.


Secretaria de Saúde visita mais 4 bairros para combater à leishmaniose

Os bairros Jardim Gonzaga, Aeroporto, Limoeiro e Parque Antônio Vieira serão as próximas localidades que receberão as ações de combate à leishmaniose, promovidas pela Secretaria de Saúde, através do Núcleo de Endemias, Centro de Zoonoses e Mobilização Social. As ações têm o objetivo de identificar precocemente os animais infectados, a fim de evitar a expansão da doença para os humanos.

As novas datas são as seguintes: 02/03, no bairro Jardim Gonzaga, em frente ao PSF 12; no dia seguinte, 03/03, no Aeroporto, em frente ao PSF 63; 07/03, em frente a Paróquia de São José, no bairro Limoeiro; e, no dia 09/03, em frente ao Teatro Marquise Branca, no Parque Antônio Vieira.

Durante as atividades, são feitos os testes rápidos (DPP), e caso o resultado seja positivo, é coletado o sangue do animal para ser encaminhado ao laboratório, onde é feito o exame para comprovar, ou não, se o cão está doente. Também é realizada a vacinação antirrabica para os cães e gatos que não tiverem tomado a vacina na campanha do ano passado, além de orientações sobre os cuidados com o pet.

Nas ações realizadas nos bairros João Cabral, Frei Damião, São José, Pirajá e Novo Juazeiro, durante o mês de janeiro e fevereiro, 241 testes foram feitos e 73 estão aguardando o resultado do exame de sangue, coletado durante as visitas.


Novos conselheiros de saúde tomam posse

O Conselho Municipal de Saúde de Juazeiro do Norte foi empossado nesta terça-feira, 21, com a presença de conselheiros titulares e suplentes, além da Secretária de Saúde Nizete Tavares. A solenidade aconteceu no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).

O novo conselho é composto por 56 membros, entre veteranos e novatos, 28 são titulares e a outra parte é suplente. O conselho é dividido entre governo (25%), prestadores de serviços (25%), e usuários (50%), que são ONGs, sindicatos, organizações sociais, etc.

Além da posse dos novos membros, também foi realizada a eleição da nova mesa diretora. Com apenas uma chapa disputando os cargos, a nova mesa é composta pelo Presidente Carlos Elias, que já estava no cargo; José Ângelo Filho, como vice-presidente; Maria Lúcia Andrade, como primeira secretária, e Pedro Tavares Júnior, como segundo secretário.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Nizete Tavares, “o conselho tem um papel fundamental, uma vez que cada conselheiro representa uma parcela da população, e traz o que ela está clamando em relação à saúde, para que a Secretaria possa dar a resposta necessária”. Nizete ressaltou a importância do comparecimento dos conselheiros às reuniões. “Esse é o espaço para a gente discutir as questões da saúde, então é importante que eles compareçam para que a gente tenha quórum e garanta que as discussões sejam feitas”, disse.

O presidente do Conselho, Carlos Elias, ressaltou o trabalho que está sendo feito pela gestão, e o que espera dos novos membros.  “A gestão está sendo bastante coerente em relação ao controle social, e eu espero que os novos conselheiros entendam qual é papel o nosso papel. Nós devemos acompanhar as ações da saúde, observar realmente o que está faltando no município, e ouvir a comunidade”, disse ele.                           (Assessoria de Comunicação)

Post a Comment