O Ceará já registrou, apenas em 2017,
9.774 raios. 
FOTO: Wellington Macedo
O Ceará já registrou, apenas em 2017, 9.774 raios nos 184 municípios do estado. Mesmo antes de o mês de fevereiro ter se encerrado, o número já representa mais do que o dobro do primeiro bimestre de 2016, quando houve registros de 4617 raios. A informação é da Enel, por meio do Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas.
 
Até aqui, Granja foi o município com a maior incidência de raios no Ceará (808); seguido de Parambu (624) e Santa Quitéria (358). Em fevereiro, já foram registradas 2.206 descargas elétricas. O dia com maior incidência de raios no mês foi o último domingo (12), quando houve 637 raios.
 
Monitorar as descargas atmosféricas no Ceará é um trabalho feito pela Enel por meio do seu Centro de Controle do Sistema (CCS). A atividade tem o objetivo de acompanhar e orientar as equipes de manutenção do estado sobre ocorrências na rede elétrica provocadas por descargas atmosféricas. O Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas foi desenvolvido com a finalidade de identificar o local de queda do raio na rede elétrica, prever tempestades e, consequentemente, minimizar o tempo de atendimento.
 
Cuidados dentro de casa durante tempestade:
 
·  Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
·  Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
·  Evitar consertos de instalações elétricas;
·  Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.
 
Cuidados fora de casa durante tempestade:
 
·  Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
·  Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.               (Cnews)

Post a Comment