Header Ads

Crato é contemplado com Escritório Regional de Cultura do Cariri

O secretário de Cultura do município do Crato, Wilton Dedê, participou na última sexta-feira, 10, da reunião da apresentação do Escritório Regional de Cultura, equipamento que terá como objetivo minimizar a burocracia em relação a serviços para a cultura.

Esse é o primeiro a ser implementado no interior do Ceará pelo Governo do Estado e inicialmente, funcionará na Vila da Música.  A coordenadora do escritório será Dane de Jade, articuladora cultural e ex-secretária de Cultura do Crato.

Estiveram presentes no encontro, o secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piúba, os demais secretários de Cultura do Cariri, representantes da pró-reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri, representantes da Escola de Ensino Profissionalizante Violeta Arraes e artistas da região.

“A principal meta do escritório regional será desenvolver uma melhor articulação entre a secretaria de Cultura do Estado junto aos municípios, aos agentes culturais, mestres das culturas e estabelecer melhor a conexão entre a política cultural do estado e o interior”, disse o secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piúba.

Dane de Jade, coordenadora do escritório, explica que a instituição funcionará a partir de três eixos: articulação do trabalho em rede com os secretários municipais do Cariri, formação de gestores em parceria com as universidades e gestão, onde se inserem os sistemas municipais de cultura, responsáveis pelos equipamentos públicos de cultura.

Para o Secretário de Cultura do Crato Wilton Dedê essa proposta do Governo do Estado vem para auxiliar os municípios a estabelecer e multiplicar direcionamentos que invistam em políticas culturais, trazendo consequentemente desenvolvimento para a região.


Secretaria de Educação realiza entrega livros didáticos


Com o objetivo de construir uma base educacional de qualidade, a Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Educação iniciou na última quinta-feira, 9, a entrega de livros didáticos para o ano letivo de 2017 aos alunos das zonas urbana e rural do município, contemplando 50 escolas e 18 creches.
A distribuição acontece em cada unidade, com a participação dos alunos, pais, professores, diretores e equipe da secretaria de educação no intuito de garantir os subsídios necessários para um início das aulas adequado para os estudantes e os docentes. 

Para conduzir os destinos da educação no município e aplicar metodologia de desenvolvimento aos índices escolares, a secretária Otonite Cortez objetiva trabalhar com determinação e compromisso “Acreditamos que bons frutos serão colhidos num futuro próximo, comemoramos esse momento de entrega de material didático vislumbrando melhores resultados” diz.

Entre as primeiras unidades escolares atendidas destaca-se a Escola Professora Edilma Fernandes G. Rodrigues "Círculo Operário" que atende do infantil IV ao 3º ano. Segundo a diretora Ronderluce de Andrade, para esse ano letivo a escola abriu duas novas turmas e já se encontra preparada para o início do ano letivo com fardamento e livros. “Quando investimos em educação a partir do ensino infantil colhemos resultados por muitos anos e não temos a necessidade de corrigir erros nas séries posteriores”, ressaltou. 

A Secretaria da Educação presta uma série de orientações aos gestores escolares para recebimento, devolução e preservação do livro didático. Os livros didáticos são solicitados pelas escolas diretamente ao Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) e todos os exemplares disponibilizados são aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). 
De acordo com a programação da Secretaria de Educação, das 68 unidades de ensino, 40 já receberam o material didático e nos próximos dias estarão recebendo, via correio, as últimas unidades que serão repassadas para as escolas que retornam as atividades letivas em março.                   

(Assessoria de Comunicação)                               Cariri

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.