O secretário de Cultura do município do Crato, Wilton Dedê, participou na última sexta-feira, 10, da reunião da apresentação do Escritório Regional de Cultura, equipamento que terá como objetivo minimizar a burocracia em relação a serviços para a cultura.

Esse é o primeiro a ser implementado no interior do Ceará pelo Governo do Estado e inicialmente, funcionará na Vila da Música.  A coordenadora do escritório será Dane de Jade, articuladora cultural e ex-secretária de Cultura do Crato.

Estiveram presentes no encontro, o secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piúba, os demais secretários de Cultura do Cariri, representantes da pró-reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri, representantes da Escola de Ensino Profissionalizante Violeta Arraes e artistas da região.

“A principal meta do escritório regional será desenvolver uma melhor articulação entre a secretaria de Cultura do Estado junto aos municípios, aos agentes culturais, mestres das culturas e estabelecer melhor a conexão entre a política cultural do estado e o interior”, disse o secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piúba.

Dane de Jade, coordenadora do escritório, explica que a instituição funcionará a partir de três eixos: articulação do trabalho em rede com os secretários municipais do Cariri, formação de gestores em parceria com as universidades e gestão, onde se inserem os sistemas municipais de cultura, responsáveis pelos equipamentos públicos de cultura.

Para o Secretário de Cultura do Crato Wilton Dedê essa proposta do Governo do Estado vem para auxiliar os municípios a estabelecer e multiplicar direcionamentos que invistam em políticas culturais, trazendo consequentemente desenvolvimento para a região.


Secretaria de Educação realiza entrega livros didáticos


Com o objetivo de construir uma base educacional de qualidade, a Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Educação iniciou na última quinta-feira, 9, a entrega de livros didáticos para o ano letivo de 2017 aos alunos das zonas urbana e rural do município, contemplando 50 escolas e 18 creches.
A distribuição acontece em cada unidade, com a participação dos alunos, pais, professores, diretores e equipe da secretaria de educação no intuito de garantir os subsídios necessários para um início das aulas adequado para os estudantes e os docentes. 

Para conduzir os destinos da educação no município e aplicar metodologia de desenvolvimento aos índices escolares, a secretária Otonite Cortez objetiva trabalhar com determinação e compromisso “Acreditamos que bons frutos serão colhidos num futuro próximo, comemoramos esse momento de entrega de material didático vislumbrando melhores resultados” diz.

Entre as primeiras unidades escolares atendidas destaca-se a Escola Professora Edilma Fernandes G. Rodrigues "Círculo Operário" que atende do infantil IV ao 3º ano. Segundo a diretora Ronderluce de Andrade, para esse ano letivo a escola abriu duas novas turmas e já se encontra preparada para o início do ano letivo com fardamento e livros. “Quando investimos em educação a partir do ensino infantil colhemos resultados por muitos anos e não temos a necessidade de corrigir erros nas séries posteriores”, ressaltou. 

A Secretaria da Educação presta uma série de orientações aos gestores escolares para recebimento, devolução e preservação do livro didático. Os livros didáticos são solicitados pelas escolas diretamente ao Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) e todos os exemplares disponibilizados são aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). 
De acordo com a programação da Secretaria de Educação, das 68 unidades de ensino, 40 já receberam o material didático e nos próximos dias estarão recebendo, via correio, as últimas unidades que serão repassadas para as escolas que retornam as atividades letivas em março.                   

(Assessoria de Comunicação)                               Cariri

Post a Comment